Quitéria Melo
Fundhas
Nesta sexta-feira (7), durante as festividades do desfile da Independência, na rua 15 de Novembro, na região central, o público poderá conhecer a cadeira elevatória que possibilita ao portador de paraplegia ficar de pé através de um sistema de dobradiças e um motor de portão elétrico que foi adaptado para a função, possibilitando acesso a lugares mais altos.
De acordo com os idealizadores, é possível por exemplo que uma pessoa paraplégica possa pegar um objeto na parte de cima de um armário e até fazer as próprias refeições com mais comodidade e ainda possibilita exercitar as extensões do corpo.
A inovação foi desenvolvida no final do primeiro semestre pelos alunos do curso de mecânica do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).
O objetivo do projeto experimental foi proporcionar uma maior qualidade de vida aos paraplégicos, possibilitando que o usuário possa ter mobilidade para realizar tarefas simples do dia a dia, como buscar itens nas prateleiras de um supermercado.
Funcionamento do experimento
A cadeira de rodas permite que, através de um controle remoto, a estrutura articulada eleve a cadeira para a posição vertical - o que permite que o cadeirante fique na posição ereta, protegido por dois cintos de segurança. Para retornar à posição inicial, basta apertar novamente o controle remoto.
Dados técnicos
Sobre o Cephas
O Cephas é uma escola técnica da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que incentiva a inclusão social por meio da educação profissional, oferecendo cursos técnicos gratuitos e de qualificação profissional. O Centro fica à rua Tsunessaburo Makiguti, 399 - Floradas de São José, São José dos Campos.
MAIS NOTÍCIAS
Fundhas
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.