Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana
A partir do próximo sábado (1º), São José dos Campos recebe uma segunda empresa para operar o sistema de bicicletas públicas. Com 200 bicicletas e a possibilidade de comprar créditos também em dinheiro, a Yellow chega a cidade oferecendo mais uma opção aos deslocamentos diários da população e lazer para quem gosta de pedalar.
O início da operação da Yellow está marcada para às 10h, no Largo São Benedito, no centro da cidade, e contará com a presença de autoridades. Além da exposição das bikes, a ocasião ainda vai contar com monitores para orientar os usuários.
A chegada da nova empresa amplia não só o número de bicicletas, mas a área de abrangência onde o modal poderá ser utilizado. Com a Yellow, os usuários poderão retirar a bicicleta na região central, Parque da Cidade, na região norte, imediações do Jardim Esplanada e seguir até o Jardim Aquarius, na região oeste. Lembrando que ao destravar a bike, é possível pedalar por outras regiões, porém a entrega deve ser feita dentro da área determinada. Todas essas informações poderão ser encontradas no aplicativo.
Assim como funciona atualmente com a Serttel (Samba), a Yellow também vai operar em sistema de dockless (sem estação para retirada e devolução). Com duas operadoras na cidade, os usuários deverão ficar atentos à identificação (nome) nas bicicletas. Para utilizar as bikes da Serttel, o usuário deverá utilizar o app “Mobilicidade”. No caso da Yellow, o app traz o nome da própria empresa. Ambos estão disponíveis tanto para Android quanto para IOS.
Como utilizar as bikes da Yellow
Ao terminar seu percurso pela ciclofaixa, ciclovia ou pelas ruas da cidade, estacione em qualquer lugar onde seja permitido o estacionamento de veículos e não atrapalhe o fluxo, e tranque o cadeado manualmente.
Pagamento em dinheiro
A Yellow vai permitir o pagamento das corridas com cartão de crédito e dinheiro. Os créditos para uso das bicicletas poderão ser comprados em dinheiro em bancas de jornal e lojas, entre outros estabelecimentos parceiros espalhados pela cidade, como lanchonetes, que vão receber o valor em espécie e transferir, na hora, o montante para o app do usuário, como já acontece com as recargas de celular.
Os locais onde os créditos poderão ser adquiridos em dinheiro serão informados no app. Cada estabelecimento será identificado com o adesivo da operadora.
Referência em tecnologias para mobilidade
São José dos Campos é a primeira cidade do Estado de São Paulo, além da capital, a contar com um sistema de bicicletas públicas em modelo dockless. Pelo formato de regulação e pioneirismo em iniciativas tecnológicas para facilitar o dia a dia e oferecer novas opções às pessoas, a cidade foi escolhida para a expansão das atividades da Yellow, que até então atuava na cidade de São Paulo.
“São José dos Campos tem um plano regulatório para o sistema de bike sharing muito estruturado e moderno, o que foi decisivo para conseguirmos viabilizar a operação da Yellow na cidade. O compromisso do município com a inovação também foi importante, assim como a facilidade de relacionamento entre a Yellow e os órgãos competentes”, disse Eduardo Musa, CEO e co-fundador da Yellow.
BikeSanja
O sistema de bicicletas compartilhadas integra o programa BikeSanja que, contempla ainda a ampliação e a conexão da malha cicloviária, assim como campanhas educativas para uso consciente e seguro do modal.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.