Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde
Após a confirmação de dois casos autóctones de febre amarela em São José dos Campos, a Prefeitura iniciou na manhã desta terça-feira (13) um novo mutirão de vacinação casa a casa contra a doença nos bairros Vila São Geraldo e Mirante do Buquirinha, na região Norte. A ação de bloqueio vacinal prosseguirá nos locais nos próximos três dias.
Durante o primeiro de dia de vacinação, as equipes de estratégia saúde da família vinculadas à UBS Vila Paiva conseguiram imunizar uma parcela da população que estava resistente e insegura em relação à importância da vacina, que é o único método de proteção contra a doença. Na abordagem nas residências, a equipe desmistifica os boatos criados acerca da vacina e explica quais realmente são os grupos contraindicados para recebê-la.
O morador da Vila São Geraldo, M.A.C, de 37 anos, contraiu febre amarela em São José dos Campos e era o único membro de sua família que não havia tomado a vacina, pois estava com medo das possíveis reações, após ver os boatos que circulam na internet. Agora, ele ressalta a importância da vacinação. “É melhor tomar a vacina do que passar pelo que tive nesses últimos dias”, disse o morador.
A família de Milton Bueno ainda não tinha se prevenido contra a febre amarela e sempre adiava sua ida a UBS Vila Paiva, mas com a ação casa a casa a família toda aproveitou para se vacinar e ficar protegido. “Eu vi na televisão que ia ter esta ação no meu bairro e nós aproveitamos para nos prevenir”, disse Milton.
As autoridades municipais estão preocupadas com a circulação do vírus principalmente na zona norte de São José dos Campos. Os três macacos encontrados mortos na região de mata próximo ao Bonsucesso apresentaram resultado positivo para a febre amarela. Por isso, a urgência da imunização dos moradores para conter avanço do vírus e impedir que mais pessoas adoeçam.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, na área rural daquela região, cerca de 90% dos moradores foram vacinados, mas as ações de bloqueio vão continuar até que praticamente toda a população daquela região, inclusive a urbana, esteja imunizada.
A campanha continua
A Prefeitura reforça que a vacinação contra a febre amarela, uma doença infecciosa grave, continua nas 40 unidades básicas do município, das 9h às 15h. Para se vacinar basta apresentar a carteira de vacinação (se tiver) e documento com foto.
Em toda a cidade, considerando os últimos 10 anos, já são mais de 450 mil pessoas vacinadas, 70% do público alvo.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.