Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania
A Ciência faz parte do cotidiano, percebê-la e aprender mais sobre ela pode ser divertido, essa foi uma das ideias compartilhadas entre os alunos da Emef Profª Silvana Maria Ribeiro de Almeida, no Jardim Cerejeiras, região leste de São José dos Campos, após participarem da apresentação do “Show de Ciências” nesta sexta-feira (4), na escola. O grupo que apresenta o show é formado por estudantes e uma professora doutora da Escola de Engenharia de Lorena (EEL), da USP (Universidade de São Paulo) que, pela primeira vez na cidade, levou experimentos científicos de forma lúdica e interativa para os alunos. Ao todo, cerca de 800 estudantes participaram da atividade.
O objetivo da apresentação é disseminar a ciência entre os alunos aproximando a ciência escolar com a ciência dos cientistas. A apresentação faz parte do projeto de extensão que promove a integração, aproximação e parceria da universidade com a comunidade para estimular e desenvolver novas formas de aprendizagem e agradou o público.
“Estou gostando muito, essas experiências são um jeito legal de aprender e eu adoro Ciências”, comentou a aluna do 2º ano, Maiara Batista, de 8 anos, que fez parte da plateia dos alunos dos anos iniciais na tarde do Show.
“A interação entre a universidade e a escola tem um impacto positivo, todo o ambiente é envolvido, o show é apresentado pela mágica, para chamar a atenção, e depois vem a explicação de forma mais didática. Vai além do muro da escola, porque esses alunos vão contar para os pais e os irmãos em casa, para os vizinhos, essa interação causa um movimento que pode despertar a curiosidade, a criatividade e um envolvimento em torno da Ciência. Este é o nosso principal objetivo, e a troca é muito grande, aprendemos muito com eles”, afirmou a coordenadora do projeto da EEL, professora doutora Sandra Giacomin Schneider.
De forma interativa e com abordagem divertida, a equipe da EEL apresentou conceitos e experimentos científicos despertando o interesse dos estudantes, para que possam reconhecer, de forma prática, os conteúdos e todo conhecimento aprendido em sala de aula.
“A gente espera que eles percebam a influência da ciência dentro do dia a dia deles, no cotidiano, e que saibam que há todo um processo para desenvolver conhecimento, mas, principalmente, que eles saibam que também podem participar disto, podem ser cientistas um dia”, disse a professora de Ciências da escola, Thaís Campos.
O interesse por novas formas de conhecimento é compartilhado entre os alunos, segundo um grupo do 8º ano, formado pelos alunos Gabriela Mendes, Daniel Barreto e Nicole Galvão, todos de 13 anos, a fantasia apresentada no Show contribui na aprendizagem. “Esta atividade é legal porque é um jeito divertido e novo de aprender, a parte prática nos deixa mais interessados a saber cada vez mais”, disse Gabriela.
Para Daniel, os experimentos de ciências “não são tão difíceis quanto podem parecer” e compartilhar isto com outros alunos pode “incentivá-los a querer saber mais”. “Essa parceria (com a EEL) é muito legal, futuramente pode ser que a gente esteja na universidade participando de iniciativas como a deles. Para os alunos pequenos é bom porque eles vêem que é divertido e se interessam mais por aprender Ciências", resumiu a aluna Nicole.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.