Thiago Fadini
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida
Com atividades físicas espalhadas por toda a cidade, o Dia do Desafio, realizado em 31 de maio, fez 236.831 joseenses jogarem a preguiça para o lado e praticarem ao menos 15 minutos de atividade física.
O número alcançado por São José dos Campos corresponde a 37,60% da população de 629.921, dados considerados pela organização do evento. Neste ano, a disputa simbólica foi com o município de Caucaia, no Ceará, que mobilizou 167.661 cidadãos.
O resultado oficial foi divulgado pela coordenadoria do Sesc (Serviço Social do Comércio) na noite desta quarta-feira (6). De acordo com a organização, os números começaram a ser computados tardiamente devido à greve nacional dos caminhoneiros, que inviabilizou o evento em algumas das 1.872 cidades brasileiras participantes.
A Prefeitura promoveu diversas atividades gratuitas para a população em diversos pontos da cidade para o Dia do Desafio. Segundo a coordenação da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, o objetivo de conscientizar e alertar as pessoas sobre os riscos e malefícios do sedentarismo foi alcançado, principalmente ao atingir o público mais jovem.
As escolas da rede municipal de ensino se uniram em torno da ideia e organizaram caminhadas, aulas de zumba, danças e alongamento, tudo para quebrar a rotina e se movimentar.
O Centro da Juventude foi o ponto principal da região sul, misturando cultura, lazer e esporte com uma edição especial do Conexão Juventude em que foram desenvolvidos treinos abertos de artes marciais, aula de Urban Mix™, clínicas esportivas do programa Atleta Cidadão, além de oficinas da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo).
As unidades norte, sul, leste e centro da Casa do Idoso também contribuíram com a mobilização em São José por meio do registro de atividades motivacionais e de lazer. A sede do Sesc São José dos Campos disponibilizou toda a estrutura para a população, do início ao fim do dia, para a prática desportiva e recreativa.
O mundo se mexe
Criado no Canadá, nos anos 80, o Dia do Desafio tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esporte e atividade física, por meio de uma competição amigável entre cidades.
Em 2018, 14 países da América Latina entraram na disputa com um total de 3.188 cidades participantes, que vão receber o Certificado de Mérito Comunitário. A partir de deste ano, o desafio será trienal, ou seja, joseenses e caucaienses disputarão entre si até 2020.
O evento é promovido pela Tafisa (sigla em inglês para Associação Internacional do Esporte para Todos), coordenado pelo Sesc (Serviço Social do Comércio) e realizado pelas prefeituras participantes, com instituições e entidades parceiras. O evento também tem apoio da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.