Quitéria Melo
Fundhas
Nesta segunda-feira (30), cerca de 2.300 crianças, de 6 a 14 anos, retornaram às atividades em 11 unidade da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza). Todas as unidades preparam uma programação diferenciada para a recepção das crianças.
Na unidade Karla Pryscila Nunes de Oliveira (Alto da Ponte), na região norte, os profissionais estenderam um tapete vermelho para as crianças que foram recebidas com mensagens de boas-vindas e chocolates e depois reencontraram os amigos em gincanas de integração. Participaram ainda, de jogos esportivos.
Nas demais unidades, os alunos puderam participar de atividades esportivas como pebolim, pingue-pongue arremessos de bola, sessão de cinema, gincanas musicais e oficinas de pintura no rosto e de confecção de pipas, além de atividades artísticas, dinâmicas e gincana musical. O reencontro também foi uma importante oportunidade de realizar em muitas unidades a revisão das regras de convivência, necessário para o bom andamento das ações no segundo semestre.
Júlia Gabrielle dos Santos Martins, 12 anos, estava muito feliz com o retorno para a unidade Parque Industrial, na zona sul. "Tava com saudade das pessoas, das aulas de informática, de pesquisar as coisas na internet e das aulas de Educação Física que me deixa muito feliz. Mas senti falta mesmo foi da comida que é maravilhosa".
Com a mesma ansiedade estava Luís Guilherme da Silva, 11 anos. “Eu senti muita falta da Fundhas, porque aqui eu faço mais coisas do que em casa. Senti saudade de jogar futebol com meus amigos e das aulas de Português e Matemática", contou.
Na região leste da cidade, na unidade Eugênio de Melo, os alunos realizaram atividades nos eixos de comunicação, artes visuais, promoção da saúde e meio ambiente. Nesta unidade também acontecerá, na quarta-feira (1º), a recepção dos novos alunos, apresentação da unidade e atendimento inicial pelo Serviço Social. Em seguida, os alunos novos serão integrados às suas turmas e serão acolhidos pelos demais alunos.
Brenda Cristina Emílio Fernandes de Oliveira, 11 anos, da unidade Eugênio de Melo, na região Leste, não via a hora de voltar para rever os amigos e participar das aulas de artes e aprender mais sobre o corpo humano, nas aulas de direitos humanos e cidadania.
Novos alunos
No último 21 de julho, mais 300 crianças e adolescentes de São José dos Campos conquistaram uma vaga na Fundação. Para estes, o início das aulas será na próxima quarta (1º). Cada unidade fará uma atividade de integração. Na unidade Eugênio de Melo, na zona Leste, haverá um café especial para crianças e pais, que serão recebidos com tapete vermelho.
Cephas
No Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), 488 alunos iniciaram as aulas nesta segunda-feira. São 320 alunos para os cursos técnicos e 168 alunos contratados no Programa Jovem Aprendiz.
Desses novos alunos, 320 prestaram vestibulinho no último dia 10 de junho para os cursos técnicos em Administração (períodos manhã, tarde noite), Edificações (período noturno), Eletrônica, (período manhã), Mecânica (período tarde), Hospedagem (período noturno), Química (período manhã). Os cursos têm duração de dois a três semestres.
E ainda 168 adolescentes das unidades da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) foram contratados para o Programa Jovem Aprendiz, administrado pelo Cephas.
A Instituição
A Fundhas é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e atende gratuitamente crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, que participam de atividades no contraturno escolar com atividades educacionais como música, dança, teatro, artes e uma atenção especial ao reforço escolar. Esporte e cultura também fazem parte do dia a dia dos alunos, que ainda aprendem a cuidar do meio ambiente.
MAIS NOTÍCIAS
Fundhas
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.