Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão
Um grupo de sete dirigentes e voluntários da Defesa Civil de São José dos Campos apresentou palestra nesta quinta-feira (5) para cerca de 100 atiradores do Tiro de Guerra.
Realizada na sede do TG, na região leste da cidade, a palestra teve como tema as atividades realizadas pela Defesa Civil, que atua na prevenção, socorro e assistência para evitar e minimizar desastres naturais.
A Defesa Civil considera importante levar conhecimentos ao grupo de atiradores devido a diversas ações que são realizadas em conjunto pelas duas instituições.
Nesta sexta-feira (6), a Defesa Civil voltará ao Tiro de Guerra para uma nova palestra, desta vez abordando a ação dos radioamadores durante acidentes e desastres que atingem populações em locais distantes ou inacessíveis.
Os radioamadores prestam um serviço importante para a Defesa Civil por conseguirem fazer contato com locais afetados por desastres naturais depois que cessam os sinais de internet ou a energia elétrica.
Protegendo crianças e idosos
Em outra ação, desta vez dirigida para a população em geral, a Defesa Civil está ministrando treinamento para prevenção de acidentes domésticos e Atendimento Pré-Hospitalar (APH) em caso de ocorrências envolvendo crianças e idosos.
O primeiro evento ocorreu na Casa do Idoso do bairro Vista Verde, na região leste, no último dia 29. No mês de agosto será a vez dos moradores dos bairros Jardim Limoeiro e Jardim Pôr do Sol, na região oeste.
A atividade na Vista Verde teve a participação de cerca de 20 pessoas, sendo a maioria de participantes do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) da região.
O treinamento tem como objetivo divulgar os procedimentos necessários para a prevenção de acidentes domésticos, assim como ações de primeiros socorros em uma ocorrência do gênero.
Os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec’s) são grupos formados por moradores voluntários de bairros considerados áreas de risco. Eles se reúnem para prevenir e reduzir a ocorrência de desastres nesses locais.
O trabalho é feito em conjunto com a Defesa Civil, que oferece capacitação aos moradores para que tenham condições de auxiliar no reconhecimento de sinais que indiquem situações de risco e para atuarem preventivamente na comunidade.
A Instituição
Criada em maio de 1983, a Defesa Civil conta com servidores e voluntários treinados para agir em casos de inundações, soterramentos, quedas de barreiras, desabamentos e incêndios.
A estrutura da Defesa Civil é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos. O órgão também recebe compartilhamento de recursos de instituições, organizações, empresas e da própria comunidade.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.