Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde
Nesta quarta-feira (29), a Prefeitura de São José dos Campos entrega oficialmente à população a nova unidade de pronto atendimento do Novo Horizonte (Rua Tancredo Neves, 5120), na região leste. Totalmente ampliada e reformada, a UPA levará o nome do médico José Shinzato, falecido em 2015.
Até o final do ano passado, ela dividia o mesmo espaço físico que a unidade básica de saúde do bairro. Com a transferência da UBS para o prédio onde funcionava a antiga Fundhas, no final do ano passado, a UPA passou a ocupar todo o imóvel, dobrando de tamanho e melhorando o conforto para a população atendida.
Com 925 metros quadrados de área construída, a UPA passou a ter 3 consultórios adultos, 12 leitos de enfermaria (6 na ala masculina e 6 na feminina), 2 consultórios pediátricos e 3 leitos pediátricos. A unidade também conta com 1 leito de isolamento, 2 para pacientes atendidos na sala amarela, 2 para a vermelha, com classificação de risco, além de 5 leitos-poltronas para hidratação.
Entre as melhorias solicitadas, está a abertura de duas recepções,: uma para o atendimento infantil e outra destinada aos adultos. Ambas têm sala de espera.
Iniciada há seis meses, a reforma ocorreu com o atendimento assistencial da unidade preservado, sem prejuízos à população. Entre as melhores executadas, estão a instalação de novo piso, pintura interna e externa, obras de alvenaria, hidráulica e instalação elétrica.
Com a transferência da UBS e a ampliação da UPA, a Prefeitura não precisou construir outro prédio na planta. Assim, os recursos foram compartilhados, gerando economia, e a população acaba de ganhar uma unidade ampla e totalmente reformada.
A UPA do Novo Horizonte tem 32 mil pacientes cadastrados e realiza por mês mais de 6 mil procedimentos de urgência e emergência. São 27 bairros na área de abrangência. No total, trabalham na unidade 100 servidores, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e pessoal administrativo.
Homenageado
José Shinzato foi um renomado médico oftalmologista que construiu a carreira na cidade. Nascido em Campo Grande (MS), concluiu a faculdade de medicina na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), chegando a São José dos Campos em 1973. Ele faleceu em 2015, aos 74 anos.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.