Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Em homenagem ao contador de histórias e mestre de calango (manifestação popular que envolve canto e dança, com versos improvisados em forma de desafio), Ernesto Villela, nascido em São José dos Campos há 102 anos, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo realiza uma programação especial na Casa de Cultura Rancho do Tropeiro, que leva seu nome e que desde 2008 tem o joseense como patrono.
As atividades acontecem no dia 24, data de nascimento de Ernesto Villela, a partir das 18h, com roda de calango e de viola, com contação de histórias da cultura popular do patrono, além de exposição de fotos e artefatos. Haverá também a distribuição de fanzines da bibliografia e história de Ernesto Villela. A entrada é gratuita e livre.
Para Maria Vilella, filha do patrono, é uma honra ter uma festa com uma programação voltada inteiramente para seu pai. “Tenho certeza de que se ele estivesse vivo iria gostar muito das homenagens. Ele adorava se envolver em festas e eventos, sempre ia com um sorriso no rosto”, contou.
Patrono
Ernesto Villela foi homenageado pela Câmara Municipal, em 1993, com a Medalha Cassiano Ricardo. Em 2008, a Casa de Cultura Rancho do Tropeiro o adotou como patrono e adicionou seu nome ao espaço cultural. E devido à sua contribuição à cultura joseense, em 2014 Ernesto Villela recebeu, da Fundação Cultural, o Prêmio Mestre Cultura Viva.
Casa de Cultura Rancho do Tropeiro Ernesto Vilela
Rua Ambrósio Molina, 184, Eugênio de Melo
(12) 3905-1855
MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Prefeitura SJC
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.