Quitéria Melo
Fundhas
Alunos de 6 a 12 anos, da unidade Professora Karla Pryscila Nunes de Oliveira, no Alto da Ponte (região norte de São José dos Campos), da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) estão aprendendo sobre a importância de consumir alimentos saudáveis, dentro da disciplina de Promoção da Saúde e Cidadania.
Logo após a aula teórica, as crianças fazem um percurso pelo Centro Ambiental e Empreendedorismo Ecológico (rua Santarém, 560 – Parque Industrial, na região sul), passando por um minhocário para aprender sobre a decomposição do solo; por uma composteira, onde descobrem como transformar lixo orgânico em adubo; e aproveitam para colher pimentas cambuci, plantar brócolis e semear espinafre, escarola, rúcula, rabanete, cenoura, chicória e espinafre.
Futuramente, quando esses vegetais estiverem prontos para serem colhidos, todas as crianças que participaram da atividade vão recebê-los maduros para que sejam consumidos em casa.
O objetivo da atividade é que as crianças entendam mais sobre o consumo de alimentos saudáveis e os nutrientes que possuem. Além disso, as crianças têm a oportunidade de aprender sobre cadeia alimentar, produção de produtos orgânicos, a origem dos nutrientes, compostagem, matéria orgânica e microrganismos.
O aluno Vitor Hugo da Silva, 9 anos, disse que a parte mais divertida foi poder plantar brócolis e aprender que todas as plantas sugam nutrientes do solo.
Essa também foi a primeira vez que Ana Carolina Santos Teixeira, 12 anos, foi ao Centro de Educação Ambiental e Empreendedorismo Ecológico (rua Santarém, 560 – Parque Industrial) da instituição. Ela se mostrou interessada por tudo o que aprendeu de novo, como por exemplo a importância do adubo orgânico, do plantio de cenouras e da colheita de pimentas cambuci. Ana Carolina garantiu que sua alimentação em casa é bem saudável, com direito a cenoura, alface, tomate e muitas frutas.
O técnico em agropecuária Juliano Sousa, coordenador do Centro, afirmou que é extremamente importante que todos saibam como reconhecer um solo rico em nutrientes e o valor dos microrganismos na disponibilização dos nutrientes no solo para as plantas, gerando alimentos mais saborosos e nutritivos. “Sabendo escolher um alimento de boa qualidade refletirá no futuro de nossas crianças, atendendo ao objetivo de transformá-los em adultos mais conscientes e saudáveis”.
Ao final da ação, as crianças levaram para casa algumas bananas e mudas de morango, do próprio Centro Ambiental.
O Centro de Educação Ambiental e Empreendedorismo Ecológico
O Centro de Educação Ambiental e Empreendedorismo Ecológico foi inaugurado no dia 31 de outubro de 2017 e serve de plataforma para o desenvolvimento de ações empreendedoras, com base na sustentabilidade, oferecendo um aprendizado diferenciado a alunos e profissionais da Fundhas e Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).
A Fundhas
A Fundhas é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e atende gratuitamente crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, que participam de atividades no contraturno escolar. Atividades educacionais como música, dança, teatro, artes e uma atenção especial ao reforço escolar. Esporte e cultura também fazem parte do dia a dia dos alunos, que ainda aprendem a cuidar do meio ambiente.
MAIS NOTÍCIAS
Fundhas
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.