Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
As três unidades da Casas do Idoso (centro, norte e leste) receberam, nesta semana, o Serviço de Proteção Social Básica em Domicílio. Trata-se de um atendimento social para idosos no ambiente domiciliar que tem como objetivo desenvolver ações preventivas para evitar o rompimento dos vínculos familiares e sociais, criar mecanismos de inclusão social dando orientação e suporte aos cuidadores familiares auxiliando no estabelecimento de rotinas e organização do espaço físico, visando a acessibilidade e segurança do idoso, e desenvolver atividades de fortalecimento de vínculos, entre outras ações.
Na Casa do Idoso Leste (rua Cidade de Washington, 164, Vista Verde), o casal que está junto há 46 anos, Maria Aparecida Gomes Arlindo, 70 anos, e José Benedito Carmo Arlindo, 68 anos, moradores do bairro Jardim São José II, já usufruíram do novo serviço nesta quarta-feira. Eles disseram estar muito muito felizes com essa assistência na própria casa. “Eu operei os dois olhos da catarata e ainda estou em recuperação, o que me impede de sair de casa. Então, receber a visita desse pessoal é muito importante para ajudar a gente a cuidar da nossa saúde”, afirmou seu José. Já para a dona Maria, que sofreu fratura nas duas pernas, decorrentes de quedas que teve na própria casa, receber os cuidadores faz a diferença no dia a dia. “Fico muito feliz quando eles chegam. A gente bate bastante papo, ri bastante, além de cuidarem da gente”.
O filho que toma conta do casal está se recuperando de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), o que acaba dificultando o cuidado mais próximo dos pais.
Serviço Proteção Social Básica em Domicílio
O Serviço de Proteção Social Básica em Domicílio visa oferecer o melhor atendimento aos idosos para que possam ter ainda mais qualidade de vida com assistência individual especializada. A seleção dos participantes será realizada por meio dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do território de moradia da família.
O Serviço foi criado para atender idosos a partir dos 60 anos que vivenciam situações de vulnerabilidade social pela fragilização de vínculos familiares e/ou sociais, especialmente aqueles em situação de extrema pobreza.
O tempo de atendimento será estabelecido pela equipe profissional em conjunto com a família a partir das necessidades e objetivos identificados e das ações planejadas.
Serão priorizados:
- Idosos atendidos pelo Benefício de Prestação Continuada – BPC
- Famílias que possuam mais de um idoso na composição familiar
- Idosos sozinhos sem apoio ou suporte de familiares/cuidadores
- Idosos sob cuidados de idosos ou pessoas com deficiência
- Idosos residentes em território de difícil acesso
- Idosos na eminência de isolamento social ou risco de sofrer violência
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.