A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e oferece atendimento de urgência e emergência, oferece estrutura simplificada, exame eletrocardiografia, serviço laboratorial de apoio e leitos de observação além da sala de emergência.
Se necessário o paciente poderá ser encaminhado para um hospital da rede de saúde, para realização de procedimento de alta complexidade ou avaliação de especialista.
Todo cidadão / usuário que necessita dos serviços de assistência a saúde.
Qualquer documento de identidade. O atendimento será prestado mesmo na ausência do documento por se tratar de urgência e emergência.
1º Recepção / sala de emergência
2º Acolhimento com classificação de risco (Onde os pacientes são classificados em Vermelho, seguido dos pacientes classificados em Amarelo, e então dos pacientes classificados em Verde e Azul).
3º Atendimento médico
4º Alta e/ou transferência Em caso de emergência o paciente é encaminhado direto para sala de emergência onde já se inicia os cuidados enquanto o acompanhante/ outros faz a ficha de atendimento.
Conforme a gravidade o atendimento é imediato, de acordo com a demanda de pacientes o atendimento obedece a uma classificação de risco (Primeiro os pacientes classificados em Vermelho (imediato), seguido dos pacientes classificados em Amarelo (até 40min) , e então dos pacientes classificados em Verde e Azul (até 120 minutos).
Situações de Emergência necessitam de intervenção imediata e a demora no atendimento implica em risco de morte.
Situações de Urgência são críticas e com ocorrência de grande perigo, mas diferente da Emergência, podem aguardar um pouco mais para serem resolvidas, sem necessariamente implicar em risco de morte.
Basta comparecer a UPA para atendimento.
As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem atender grande parte das urgências e emergências. O atendimento é realizado por uma equipe multiprofissional, através do acolhimento com classificação de risco, com objetivo de definir a prioridade de urgência para o atendimento médico, o profissional médico avalia e decide a melhor conduta. O paciente pode permanecer em observação, por até 24 horas, para elucidação diagnóstica ou estabilização clínica, e encaminham aqueles que não tiveram suas queixas resolvidas com garantia da continuidade do cuidado para internação em serviços hospitalares de retaguarda, por meio da regulação do acesso assistencial.
Através da ouvidoria pelos canais: Sistema 156, Site da Prefeitura, aplicativo Prefbook, e direto na Unidade pelos telefones 3926-1226 / 3926-1666 e pessoalmente.
Cor vermelha: emergência - apresentam estado muito grave e grande risco de vida, devem ser imediatamente atendidos.
Cor amarela: urgência - apresentam estado grave e risco de vida, mas podem esperar alguns minutos pelo atendimento médico.
Cor verde: pouca urgência - apresentam estado menos grave e sem risco de vida aparente, podem esperar algumas horas pelo atendimento médico.
Cor azul: sem urgência - casos leves que poderiam ser resolvidos em Unidades Básicas de Saúde, podem esperar algumas horas pelo atendimento médico.
Situações de Emergência necessitam de intervenção imediata e a demora no atendimento implica em risco de morte.
Situações de Urgência são críticas e com ocorrência de grande perigo, mas diferente da Emergência, podem aguardar um pouco mais para serem resolvidas, sem necessariamente implicar em risco de morte.
Considera-se a gravidade do paciente e a demanda de atendimento, podendo ser então desde imediato até 120 (cento e vinte) minutos.
Departamento Hospitalar e Emergências
Carta de Serviços - UPA São Francisco Xavier
Carta de Serviços - Cidadãos
Carta de Serviços - Completa
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