Seminários sobre primatas

Seminários sobre primatas

Divulgação científica sobre as espécies

Nosso município possui, em seu território, cinco espécies de primatas, algumas bastante ameaçadas, como o muriqui-do-sul (Brachyteles arachnoides), considerado o maior primata das Américas e o sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita). São encontrados, ainda, o bugio (Alouatta guariba), espécie que foi muito afetada com o surto de febre amarela, o famoso macaco-prego (Sapajus nigritus), e o sauá (Callicebus nigrifrons). Veja fotos na página da Galeria do Programa! A existência de remanescentes florestais de Mata Atlântica, sobretudo, no Distrito de São Francisco Xavier, assegurou a manutenção dessas espécies, que têm sido avistadas por moradores ou visitantes, alimentando-se ou em locomoção no seu ambiente natural.

Foi realizada pela Prefeitura de São José dos Campos, em janeiro de 2020, a primeira edição do Seminário sobre Muriquis e outros Primatas de São Francisco Xavier, com apoio da Subprefeitura de SFX e parceiros, como a Fundação Florestal e o ICMBio, com o objetivo de divulgar e sensibilizar sobre a importância dos primatas e da conservação dessas espécies em nossa região. Vários cientistas participantes do Seminário partilharam seu conhecimento, como a grande pesquisadora Karen Strier – Presidente da Sociedade Internacional de Primatologia (IPS), o famoso conservacionista Russell Mittermeier – Diretor do Global Wildlife Conservation, além de importantes nomes da primatologia brasileira como o Professor Fabiano Melo, do Muriqui Instituto de Biodiversidade - MIB e Universidade Federal de Viçosa - UFV, Leandro Jerusalinsky (CPB/ICMBio), Sérgio Lucena Mendes (INMA), Alcides Pissinatti, do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro, dentre outros. Como desdobramento do Seminário, foi assinado um Protocolo de Intenções para o desenvolvimento de ações voltadas à proteção dos primatas na região, com realização de estudos científicos, atividades de Educação Ambiental e Ciência Cidadã, dentre outras.

Em 2021, durante os eventos da Semana do Meio Ambiente o Município, em 7 de junho, foi realizada uma Roda de Conversa virtual sobre Primatas e prováveis ações para o Município, com a contribuição das entidades que assinaram o Protocolo de Intenções. A Roda contou, novamente, com a presença de Karen Strier, da Universidade Wisconsin-Madison e Fabiano Melo - do Muriqui Instituto de Biodiversidade e Professor da Universidade Federal de Viçosa - e da participação virtual de diversos especialistas.

Em 2022, no mês de fevereiro, a Prefeitura realizou a segunda edição do Seminário sobre Muriquis e outros primatas de SFX e trouxe, mais uma vez os primatólogos e demais convidados, com a colaboração da Subprefeitura e apoio de inúmeras entidades, sobretudo, da APA Estadual são Francisco Xavier e a Associação Regenera Yama. As palestras e discussões do evento podem ser vistas no Youtube, pelo linkhttps://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=y8w97EYRWX4

Em 2023, dentre os eventos da Semana do Meio Ambiente da Prefeitura e, com o apoio da Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP, foi realizada a palestra “Manejo de Fauna no Brasil: técnicas e avanços atuais” pelo Professor Fabiano Melo. O evento foi gratuito e aberto ao público, com emissão de certificado, mais voltado aos alunos e docentes dos cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária das universidades locais. A palestra foi mais uma ação, no âmbito do Programa Primatas, de divulgação sobre a importância dos projetos de conservação com espécies de primatas e visando despertar o interesse de estudantes da região e estimular a realização de estudos relacionados ao tema e produção de conhecimento local.

Seminário Muriqui e outros Primatas em SFX

Nesse ano de 2024, será realizada a 3ª edição do Seminário em São Francisco Xavier, nos dias 20 e 21 de abril! O evento é gratuito e não serão necessárias inscrições.

Confira a Programação e participe! Durante um dia e meio serão oferecidas palestras com grandes especialistas de suas áreas, falando sobre pesquisa e ações de conservação de primatas, além de divulgação científica, ciência cidadã, turismo de observação de fauna e um debate importante, no sábado à tarde, sobre clima, floresta, Bioeconomia e conservação de primatas.

Programação 

20 de abril - Sábado

Painel: Desafios na Implementação de Áreas protegidas e conservação de primatas 

Local: Auditório da Escola Mercedes Rachid - SFX

8h às 8h30min: Abertura

8h30min às 09h45min: Palestras

- José Pedro de Oliveira Costa – Tema: Operação Primatas e outras iniciativas

- Fabio Feldmann – Tema: Desafios para implementação de áreas protegidas

- Sergio Lucena Mendes - Tema: Ciência Cidadã e primatas: um estudo de caso em São José dos Campos

- Discussão

 

9h45min às 10h15min: Intervalo

 

10h15min às 11h10min: Palestras

- Carla Possamai - Tema: Desafios e perspectivas para a conservação dos saguis-da-serra

- Fabiano Melo - Tema: Importância do manejo para a proteção de C. aurita

- Discussão

 

11h10min às 12h05min: Palestras

- Marcelo Rheingantz – Tema: Refauna: Preenchendo com vida florestas vazias

- Leandro Jerusalinsky - Tema: São Francisco Xavier como exemplo para a Conservação de Primatas no Brasil

- Discussão

 

Painel: Emergências Climáticas e Conservação de Primatas

Local: Praça Cônego Manzi - SFX

14h às 15h: Palestras

- Ismael Nobre - Tema: Conservação de florestas nativas e novas oportunidades de Bioeconomia

- Karen Strier - Tema: Impactos climáticos na conservação de muriquis e outros primatas

- Discussão

 

15h às 15h30min: Intervalo

 

15h30min às 17h: Mesa de Debate Tema: Etapas para o futuro da pesquisa e conservação em SFX

- Ismael Nobre

- Bárbara Ferreira

- Marcelo Manara

- Karen Strier

- José Pedro

- Fábio Feldman

 

18h: Apresentação artístico-musical

 

21 de abril - Domingo

Painel: Turismo de Observação de Animais Silvestres e Ciência Cidadã

Local: Auditório da Escola Mercedes Rachid - SFX

 

9h às 10h05min: Palestra

- Stephanie Simioni - Tema: De safáris a corredores ecológicos, como o Onçafari atua para a Conservação

- Edson Montilha - Tema: Monitorando a Biodiversidade e o Turismo de Observação da Fauna em UC

- Discussão

 

10h05min às 10h20min: Intervalo

 

10h20min às 11h: Palestra

- Hugo Fernandes – Tema: Meio Ambiente no Meio de Comunicação: O que existe aí nesse Meio?

- Discussão

 

11h: Mesa de encerramento do evento

 

×