Sagui-da-serra-escuro

Sagui-da-serra-escuro

Estudos que contribuem para a conservação das espécies

As ações do Projeto Callithrix aurita ou sagui-da-serra-escuro tiveram início em São José dos Campos na segunda semana de novembro de 2022, em mais um esforço do Programa Primatas, por meio do convênio com a Universidade Federal de Viçosa – UFV/MG. Essa é uma das espécies de primatas mais ameaçadas do mundo.

Inicialmente, as pesquisadoras - Bióloga Dra. Fernanda Maria Neri e a graduanda Milena Nogueira C. Dias - contratadas pela UFV, estiveram em campo para conhecer as áreas de ocorrência dos saguis: Parque Ecológico do Alambari (região Leste), onde há uma população dessa espécie e o Parque Natural Municipal Augusto Ruschi, na região Norte, onde vivem grupos de saguis puros na grande área conservada da Unidade de Conservação. Foram feitas, em seguida, várias incursões em diversos bairros visando estimar o esforço necessário para o desenvolvimento dos levantamentos e monitoramentos, ao longo dos 12 meses de atividades.

O projeto tem como objetivo identificar e quantificar os animais – machos, fêmeas e filhotes -, observar seu comportamento, analisar o ambiente onde vivem e propor e realizar ações de manejo, quando necessárias. O convênio também prevê a sensibilização dos moradores quanto à importância de proteção da biodiversidade, com a realização de palestras dos pesquisadores, contato com Universidades e órgãos locais e apoio para produção de materiais de comunicação sobre a fauna silvestre. Durante as abordagens, tem sido entregue folheto do projeto, com informações importantes e imagens do sagui-da-serra-escuro:

Folder - Projeto Sagui-da-serra-escuro

As pesquisadoras têm o apoio do Projeto Ecomuseu, do CECP, entidade com importante atuação nos bairros da região Leste da cidade, e de moradores da região do Alambari, pois, alguns deles são observadores desses primatas há muitos anos.

A população de saguis-da-serra-escuros do Parque Natural Municipal Augusto Ruschi – PNMAR, localizado no Bairro Costinha, zona rural, foi alvo, durante dois anos, de monitoramento pelo Biólogo Wagner Lacerda, no âmbito de ações de licenciamento ambiental realizadas pela empresa pública Copel. O estudo deu origem à cartilha didática "Conhecendo e protegendo o sagui-da-serra-escuro"que conta um pouco do Parque e dessa importante espécie de primata. Fique à vontade para fazer a divulgação da cartilha!

Nas campanhas ou período de visitas mensais, as pesquisadoras também devem ir a pontos diversos da cidade, nos quais a população tem informado sobre o avistamento de saguis, considerados isolados na zona urbana do Município. As ações de ciência-cidadã visam divulgar, sensibilizar e obter dados em colaboração com a população:

Cartaz - Conheça o Sagui-da-serra-escuro

A Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade realizou uma palestra on-line sobre "Ecologia e conservação de Callithrix aurita, o Sagui-do-Vale-do-paraíba - uma das espécies mais ameaçadas do planeta" e teve como público-alvo alunos de universidades da região, objetivando despertar nos estudantes o interesse em conhecer as espécies de primatas, principalmente, aquelas existentes no Município. Foi apresentada pelo Professor Fabiano R. de Melo, da Universidade Federal de Viçosa - UFV e Conselheiro do Muriqui Instituto de Biodiversidade – MIB. Fabiano trabalha com primatas há mais de 25 anos, tem orientado inúmeros graduandos, alunos de Mestrado e Doutorado e, recentemente, colaborou para a criação do Centro de Conservação de Saguis-da-Serra – CCSS, criadouro científico voltado à manutenção e reprodução dos saguis-da-serra em cativeiro com objetivos de reintrodução e conservação. Com enorme conhecimento e desenvoltura, na palestra, Fabiano explicou as diferenças entre as espécies, aspectos da alimentação, habitat e principais ameaças, como a hibridização ou cruzamento com outros saguis exóticos. Falou, por fim, da necessidade de se realizarem estudos sobre os locais de ocorrência desses primatas em nosso território, onde há ausência de levantamentos e de monitoramento das populações existentes e da importância desses dados para a proteção da espécie. A palestra realizada é mais uma ação no contexto da iniciativa municipal de contribuir para a conservação dos primatas, da qual depende substancialmente a participação da sociedade joseense, como disse o Professor Fabiano, que deve se orgulhar de ter em seu território tantas espécies de primatas, incluindo o sagui-da-serra-escuro, animais que têm papéis extremamente relevantes para a conservação dos ambientes florestais.

Link para acesso ao vídeo da palestra: https://youtu.be/vvUHqw4LJT0

Em novembro de 2022, o Projeto Ecomuseu promoveu um de seus encontros virtuais usando como tema o Callithrix aurita e participaram da conversa o Professor Fabiano Melo, da Universidade Federal de Viçosa, Hanna Kokubun, Médica Veterinária responsável pelo CRAS/UNIVAP, Lucas Paixão, do Ecomuseu e Andrea Sundfeld, da PSJCampos. O encontro, bastante animado e informativo pode ser visto na página do:

Facebook do Ecomuseu: https://www.facebook.com/ecomuseusjc/videos/704606300965824/

As pesquisadoras Bióloga Dra. Fernanda Maria Neri e a graduanda Milena Nogueira C. Dias já executaram 10 campanhas de campo, tendo visitado vários bairros, conversado com moradores, comerciantes, estudantes, funcionários de escolas, dentre outros, para conseguir informações sobre os locais de ocorrência dos saguis e autorização de acesso às áreas. As ações de manejo dos saguis alóctones e híbridos tiveram início em julho com capturas, esterilizações e retorno dos saguis aos locais onde viviam. Com isso, aumentamos a proteção do Callithrix aurita, nosso sagui nativo. As ações do Projeto devem se estender por mais um ano, com apoio da APA Federal Mananciais do Rio Paraíba do Sul/ICMBio, com reforço das atividades de mapeamento dos locais de ocorrência da espécie pura no município.

Apresentação Projeto Callithrix aurita (nov.2022-dez.2023)

×