Parques Municipais

Parques Municipais

Na área central ou mais afastados, se destacam pela beleza natural. Ótimas opções para o lazer e prática de esportes, inclusive radicais.

Parque Santos Dumont

O Parque Santos Dumont, inaugurado em 23 de outubro de 1971, está localizado na região central da cidade, ocupando uma área de 46.500 m².

Exibe uma área verde e de lazer, com pista de caminhada e equipamentos de ginástica para prática de exercícios e corridas, quiosques com churrasqueiras, playgrounds, uma quadra poliesportiva e pista de skate. Para o lazer o visitante ainda pode contar com o jardim Japonês, aves e um lago de criação e peixes. Esses espaços podem ser compartilhados por todos os usuários.

Em homenagem ao pai da aviação, Alberto Santos Dumont, e buscando consolidar uma identidade assumida pela cidade, em função do extenso parque aeronáutico que temos, em parte do jardim do parque encontra-se em exposição Bandeirante, uma réplica em tamanho original do 14 Bis, três foguetes Sonda, além de uma réplica da casa Encantada, residência de verão projetada por Santos Dumont. A casa, em estilo alpino, conta com três pavimentos e tem ambientes para exposição, biblioteca e cópias dos móveis e utensílios da residência original.

Informações:

Telefone:  12 3921-7066

Endereço:  Rua Prudente Meirelles de Moraes, 1000 – Vila Adyana

Caminhada
4h às 22h

Demais atividades
7h às 16h45

Parque Vicentina Aranha

Em 27 de abril de 1924, foi inaugurado o Sanatório Vicentina Aranha, pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Era um dos maiores centros de tratamento de tuberculose da América Latina, foi o primeiro sanatório de São José dos Campos e um dos primeiros do país.

Em 2006, uma Prefeitura Municipal de São José dos Campos comprou o Antigo Sanatório, que foi reaberto ao público em 2007.

O Parque Vicentina Aranha está localizado na cidade de São José dos Campos, um patrimônio histórico da cidade tombado pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). Ocupa uma área de 84.500 m², com 80% de área verde e trilhas de caminhada, além de pavilhões revisados ​​pelo arquiteto Ramos de Azevedo, representando um espaço fundamental de conservação ambiental e história da cidade.

Hoje, o Parque recebe cerca de 70 mil visitantes por mês em busca de qualidade de vida. Atividades culturais, ambientais e físicas também são oferecidas gratuitamente ao público em uma extensa agenda de programação que traz música, cinema, teatro, arte, história e muito mais.

Funcionamento (Durante a pandemia)

Todos os dias das 6h às 20h

Endereço: Rua Prudente Meireles de Moraes, 302 Vila Adyana São José dos Campos

Telefone: (12) 3911-7090

Mais informações: www.pqvicentinaaranha.org.br 

Parque da Cidade

O Parque Municipal Roberto Burle Marx, mais conhecido como "Parque da Cidade", localização em São José dos Campos - SP, ocupa uma área de cerca de um milhão de metros quadrados que foi da antiga Fazenda da Tecelagem Parahyba.

Neste vasto perímetro estão abrigadas uma grande diversidade de espécies vegetais e uma belíssima paisagem composta por jardins, palmeiras imperiais, lagos, ilhas artificiais, bosques e alamedas.

Os jardins, de autoria de Roberto Burle Marx, e a Residência Olivo Gomes, projetada por Rino Levi, compõe um importante trabalho da arquitetura moderna.

Um dos principais atrativos do parque é o contato com a natureza. Ele oferece ao usuário agradáveis ​​passeios em caminhos cercados por densa vegetação localizada de espécies nativas e exóticas e habitada por uma rica fauna silvestre.

O parque é também um local privilegiado para a prática de exercícios físicos, da recreação e de atividades culturais e de educação ambiental.

O complexo foi transformado em parque municipal em 1996. Seu patrimônio é tombado pelo Comphac - Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural. A Residência Olivo Gomes e os jardins de Burle Marx são tombados pelo Condephaat.

Informações

Telefone: 3921-9382

Horário: das 6h às 18h

Endereço: Av. Olivo Gomes, 100, Santana

Parque Alberto Simões

O parque conta com uma grande variedade de atrações, todas gratuitas. O local oferece ao visitante várias opções de prática esportiva, como escalada, tirolesa, arborismo, circuito para caminhada, parque infantil, ainda tem uma passarela de caminhada entre os pinheiros, com cinco metros acima do solo. Para os que gostam de esportes radicais, o local oferece pista de skate, dowhill e mountain bike.

Informações:

Telefone: 12 3922-3001

Endereço: Av das Agulhas Negras, 112 – Altos de Santana

Funcionamento (Durante a pandemia)

De 3ª a 6ª das 7h às 20h

2ª e sábado fechado

Domingo das 7h às 18h

Parque Ribeirão Vermelho

O Parque Ribeirão Vermelho, localizado no bairro Urbanova (região oeste), ao lado do Residencial Paratehy, foi aberto oficialmente para uso da população de São José dos Campos no dia 11 de fevereiro de 2017. Com uma área de aproximadamente 250 mil metros quadrados, o local oferece quadras poliesportivas e de tênis, pista de skate e playground.

Também tem pista de caminhada e ciclovias, além de um bosque com mata nativa. Duas academias ao ar livre estão à disposição dos frequentadores, que podem utilizar os aparelhos instalados.

O Parque ainda conta com piscinas verticais formadas por mais de uma dezena de jatos de água que saem do chão, servindo para um banho agradável e também como um brinquedo muito divertido para as crianças.

Além de proporcionar qualidade de vida, esporte e lazer para os joseenses, o Parque Ribeirão Vermelho tem como objetivo principal a preservação ambiental dos recursos naturais existentes no local.

Informações:

Telefone: 12 3923-4752

Endereço:  Av. Maria de Lourdes Friggi, Urbanova

Funcionamento: (Durante a pandemia)

Segunda a sexta-feira, das 7h às 22h
Sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h

Parque Sérgio Sobral de Oliveira

O Parque Ecológico Sérgio Sobral de Oliveira tem uma área de 46.000m² e é formado por áreas verdes oriundas do loteamento do Jardim Santa Inês I. A concepção do local é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de São José dos Campos e Petrobrás.

O parque abriga um bosque formado por árvores como pau-brasil, quaresmeiras, sibipirunas a aribás, além de ter  áreas de lazer com pista de caminhada com extensão de 1.500m, playground e espaço para apresentações.

O local ainda conta com piscinas verticais, formadas por mais de uma dezena de jatos de água que saem do chão, servindo como brinquedo muito divertido para as crianças, pista de skate e uma quadra de futebol que beneficia a população dos bairros Jardim Santa Inês, I, II e III, Frei Galvão e adjacências.

Informações:

Endereço: Rua Ricardo de Paiva Vieira, s/nº, Jardim Santa Inês I, região leste.

Área aberta

Parque Alambari

O parque público Alambari foi implantado na região leste em 2008.

O Parque abriga uma grande área, contendo uma extensa mata nativa de reflorestamento voltada para o lazer contemplativo.

O local também  conta com espaços destinados ao lazer com trilhas para caminhada, playground, estações de ginástica, campo de futebol, vestiário e quadra.

Informações

Endereço

Rua Benedito Resende de Souza e Rua Alceu de Andrade, entre o Jardim Mariana II e o Campos de São José.

Área aberta

Parque Caminho das Garças

O local está em uma área de 28 mil m², a implantação do Parque Caminho das Garças no Bairro, no Putim,  visa atender a necessidade de lazer local e a recuperação ambiental da área.

É servido por uma agradável área verde, com  academia ao ar livre, quadra de futebol de areia, quadra poliesportiva, parque infantil e bosque.

Informações:

Endereço
Avenida Rodolfo Castelli, Putim

Área aberta.

×