Museu Vivo tem viola, cultivo e beneficiamento do café
31/03/2023 12:00
MUSEU VIVO - 2 DE ABRIL
Trio da Roça já participou de várias edições do Museu Vivo e domingo estará presente novamente. Miguel é o primeiro à esquerda - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O som da viola volta ao Museu Vivo deste domingo, a partir das 14h, com a participação do Trio da Roça, que tem no comando o vale-paraibano Miguel Fernandes Faria, nascido em Natividade da Serra. Realizada pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, a atividade é aberta ao público e segue até as 17h.

O encontro é o primeiro do mês de abril e contará, ainda, com as presenças da cearense Josefa Vieira Gomes e o paranaense José Gonçalo Francisco, que compartilharão seus saberes e fazeres sobre o cultivo e beneficiamento do café.

O violeiro Miguel Faria

Miguel Faria nasceu e cresceu na roça, numa casa com 12 cômodos. A música o acompanha desde pequeno e o aprendizado com instrumentos começou aos 10 anos, quando ganhou um cavaquinho e depois um violão. Mais tarde veio a viola, que não abandonou mais.

A formação do Trio da Roça surgiu quando já era adulto, reunindo amigos que moram no mesmo bairro e frequentavam a missa juntos. Hoje, o grupo é formado por ele na viola e primeira voz, José Antônio (Zé Índio) no violão e João de Souza Santos na segunda voz.

Culinária

Zefa também já participou outras vezes

Josefa Vieira Gomes, a Zefa, já participou de outras edições do Museu Vivo e, neste domingo, compartilhará seu saber sobre beneficiamento do café. Ela tem muitos saberes por conta da sua experiência de vida e, sem dúvida, lidar com alimentos é seu principal.

Zefa nasceu em Lavras de Magabeira, no Ceará. Com 18 anos veio morar em São José dos Campos com sua irmã, no Jardim Morumbi. E desde 1989 mora no Campos de São José, na região leste.

José Gonçalo é mestre de Folia de Reis

O convidado José Gonçalo Francisco vai mostrar sua sabedoria no cultivo do café. Quando pequeno ajudava seu pai que trabalhava em fazendas que incluíam o plantio do fruto e, desde então, teve contato com esta prática.

José Gonçalo é mestre da Folia de Reis da Cia dos Três Reis Estrela do Oriente, manifestação da cultura popular que acompanha desde os 9 anos.

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e desde 1997 está instalado no Parque da Cidade. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
www.museudofolclore.org