Samu alerta adolescentes contra brincadeiras imprudentes
Atualizado em 27/03/2023 - 16:09
Samu Integrado no Batalhão
Além de São José, o SAMU do Alto Vale atende Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Paraibuna e Santa Branca - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Saúde

Buscando aventuras e novos desafios, grupos de adolescentes acabam se envolvendo em brincadeiras perigosas sem terem consciência que elas provocam riscos graves à saúde.

Segundo o médico Fernando Fonseca Costa, coordenador do Samu Regional do Alto Vale do Paraíba, o número de adolescentes atendidos por suposta prática de brincadeiras imprudentes preocupa.

Entre as brincadeiras mais perigosas estão o jogo do desmaio, jogo do enforcamento, inalação de gás hélio e uso de drogas.

A maioria dos casos do Samu do Alto Vale ocorre em São José dos Campos. A Unidade também responde por Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Paraibuna e Santa Branca.

No ano passado, 18% dos cerca de 420 casos atendidos pelo Samu de São José dos Campos envolvendo pessoas entre 13 a 19 anos, tinham relação com possíveis brincadeiras imprudentes.

“É importante que os adolescentes saibam que não devem participar de brincadeiras imprudentes e que se presenciarem alguma delas, que consigam interromper imediatamente. Em caso de necessidade, precisam procurar um médico o mais rápido possível ou acionar o Samu, pelo 192”, afirmou o médico.

Conscientização

Para o coordenador do Samu, pais e professores devem conversar com os adolescentes para a conscientização sobre os perigos à saúde de determinadas brincadeiras, que são tratadas pelos adolescentes como aventuras ou desafios de coragem.

Também é preciso incentivá-los a denunciar a prática desses atos, a apoiar quem se posiciona contra e a defende a segurança física e a saúde de todos.

O Samu Regional do Alto Vale do Paraíba é mantido pelo Consórcio de Saúde do Alto Vale do Paraíba (Consavap) e gerenciado pela Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

As equipes do Samu podem dar palestras sobre o assunto para grupos. A solicitação deve ser enviada para secretariaexecutiva@consavap.com.br.