Prefeitura de São José realiza arrastão contra a dengue
24/03/2023 16:56
Operação Casa Limpa na Vila Tatetuba
A doença pode ser evitada com ações de combate ao mosquito - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Paula Paz
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta quinta-feira (23), das 8h às 17h, um arrastão contra a dengue em dois bairros da região sudeste da cidade.

Desta vez, a ação vai percorrer os bairros Pinheirinho dos Palmares e Conjunto Residencial Nosso Teto. A expectativa é atuar em 1.818 imóveis, de 38 quadras.

A região foi escolhida para a primeira operação do ano devido ao grande número de casos positivos de dengue, com data de primeiros sintomas desde o dia 16 de março.

Cronograma

Nos dias 23 e 24, as equipes de campo visitam os imóveis para orientar a população sobre o recolhimento de recipientes que possam acumular água e servir de criadouros para o Aedes aegypti. Um caminhão da Prefeitura acompanhará as equipes para a retirada dos inservíveis.

Já no sábado os agentes repassam nas residências que estavam fechadas para encontrar os moradores que não estavam presentes nesses dias. Domingo (26) e segunda-feira (27), as equipes farão aplicação de inseticida (nebulização) em parte dos bairros que permaneceram os pacientes doentes.

Para a efetividade da operação é importante que os moradores colaborem e permitam o acesso dos agentes para aplicação de inseticida (nebulização) dentro e ao redor dos imóveis.

Ação Educativa

Na sexta-feira (24), a equipe do CCZ também promove uma ação educativa na escola da região, a Emefi Professora Maria Antonieta Ferreira Payar. O objetivo é que os alunos sejam multiplicadores no combate ao mosquito. Que possam levar para a casa muito aprendizado e que eliminem possíveis criadouros.

Dengue

A dengue é uma doença adquirida pela picada do mosquito Aedes aegypti que se manifesta com febre, dor de cabeça e pelo corpo, dor atrás dos olhos e em alguns casos manchas pelo corpo e diarreia. A doença pode ser evitada com ações de combate ao mosquito. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação e, consequentemente, maior disseminação da doença. É importante evitar água parada, todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.