Defesa Civil recebe treinamento no aplicativo que monitora chuvas
17/03/2023 16:53
Agentes de Defesa Civil participaram de treinamento no aplicativo do Climatempo
Pelo Aplicativo, os agentes de Defesa Civil podem a visualizar em tempo real a movimentação das nuvens e receber os alertas pelo celular - Foto: Divulgação

Celso Gomes
Secretaria de Proteção ao Cidadão

As equipes da Defesa Civil de São José dos Campos receberam treinamento para a nova ferramenta do Climatempo disponibilizada para uso tanto por aplicativo quanto para o painel do CSI (Centro de Segurança e Inteligência).

A novidade auxilia no monitoramento de tempestades ou chuvas de granizo, verifica a incidência de raios e mede a velocidade dos ventos na cidade. Agora os alertas para qualquer fenômeno natural chegam com até 1 hora de antecedência, permitindo planejar ações mais agilidade em áreas vulneráveis de São José dos Campos.

No CSI, além das telas com as imagens das câmeras espalhadas pela cidade, há uma tela dedicada somente para a visualização do sistema, que mostra imagens de satélite. No local, há agentes da Defesa Civil que fazem esse acompanhamento 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Com o aplicativo (restrito à equipe da Defesa Civil), os agentes que estão na sede da Defesa Civil ou em trabalho de campo também podem a visualizar em tempo real a movimentação das nuvens e receber os alertas pelo celular.

Orientação de prevenção

Na última quarta-feira (15), a Defesa Civil ministrou uma palestra na região norte, durante a Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) de um supermercado, falando das ações de prevenção durante o período de chuvas intensas “Operação Verão”. Os funcionários do estabelecimento receberam orientações e conheceram o trabalho de monitoramento das áreas de maior vulnerabilidade, bem como a capacidade técnica de atendimento da Defesa Civil em casos de alagamento.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×