Distrito de São Francisco Xavier ganha pontos de literatura
Atualizado em 31/01/2023 - 14:19
Ponto literário
Disponibilização de livros para a população está em fase de implantação no distrito de São Francisco Xavier - Foto: PMSJC

Rosi Masiero
Secretaria de Manutenção da Cidade

Incentivar a leitura é uma prática recorrente em São José dos Campos. Neste sentido, a Prefeitura estimula todas as ações que alcancem esse objetivo. Uma dessas iniciativas é a disponibilização de livros para a população, como é o caso do Ponto de Leitura, em fase de implantação no distrito de São Francisco Xavier.

Nesta semana, a subprefeitura iniciou a manutenção geral nos pontos/abrigos escolares nos bairros. Após essa etapa, será implantado o projeto Ponto de Leitura em 11 localidades do distrito.

O trabalho de pintura das "minibibliotecas" visa deixar esses espaços ainda mais agradáveis. Essas "minibibliotecas" são caixas de madeira com livros, que incentivam a leitura informal e despretensiosa.

A iniciativa do Ponto de Leitura também conta com o apoio do Proac (Programa de Ação Cultural) e tem como objetivo aproximar o livro de potenciais leitores e leitoras da zona rural e contribuir com a qualidade de vida de seus moradores.

Ponto de Leitura Rural

“É um projeto novo e que estamos iniciando com apoio da Prefeitura e subprefeitura, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e dos produtores culturais do distrito”, disse a produtora cultural Patricia Ioco. Com o apoio do Proac, o grupo conseguiu a compra de livros e a compra de parte da madeira para construção das bibliotecas, compra de livros entre outras medidas.

Segundo ela, a cooperação já vem dando resultados. “Começamos a instalar no bairro Santa Bárbara, que é o mais populoso, e já teve uma criança doando livros para o circuito rural, para que outros possam ler.”

Ela contou que a pintura tem sido feita pelos artistas do distrito e a reposição dos livros será feita, bem como a reposição por conserveiros rurais de cada bairro. Sempre voluntariamente.

Em cada caixa de livros, cabem 30 livros entre infantis e adultos. No mês, serão colocados 300 e haverá intercâmbio de bairros completando um circuito de literatura rural.