Tecnologia do CSI auxilia na captura de 150 procurados pela Justiça
Atualizado em 25/01/2023 - 16:40
CSI - Centro de Segurança e Inteligência. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 12-09-2022
CSI conta com 1.200 câmeras inteligentes que monitoram todas as regiões de São José dos Campos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Celso Gomes
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Desde o início das operações, em 2021, a tecnologia das câmeras inteligentes com reconhecimento facial do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), da Prefeitura de São José dos Campos, já contribuiu para a prisão de 150 pessoas procuradas pela Justiça.

O caso mais recente aconteceu na última terça-feira (24). Após denúncias de que pessoas estariam atuando no comércio de entorpecentes na região central de São José dos Campos, a GCM (Guarda Civil Municipal) foi acionada e, com o monitoramento das câmeras inteligentes do CSI, dois suspeitos foram abordados. Foi constatado que um deles era procurado pela Justiça. Os dois cidadãos foram conduzidos à Polícia Civil.

Balanço da Prefeitura aponta que na lista dos 150 capturados estavam pessoas já condenadas pela Justiça por crimes como homicídio, associação/tráfico de drogas, prisão civil, violência doméstica, roubo, furto, estupro, estelionato e lesão corporal.

Tecnologias

O CSI conta com 1.200 câmeras inteligentes com reconhecimento facial, rastreamento de pessoas, objetos e veículos, detecção de movimento e tempo de permanência.

Banco de 'procurados'

Hoje, o CSI tem acesso a bancos de dados de pessoas e veículos tanto do Estado (pelo Detecta) como do Brasil (com o Córtex, do Ministério da Justiça), todos integrados em um sistema inteligente.

No CSI, estão instalados representantes de todas as forças de segurança, agentes da Mobilidade Urbana, equipes da Defesa Civil e do Apoio Social ao Cidadão. O trabalho é totalmente integrado por meio do Programa São José Unida.

O acesso à tecnologia do CSI também não fica restrito ao prédio. A Prefeitura disponibiliza mini-centrais do CSI nas sedes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.