Prefeitura se prepara para receber os alunos da rede estadual
25/01/2023 18:10
E.E.Maurício Anisse Cury que será municipalizada
Equipes trabalham nas 17 unidades escolares em reparos emergenciais, poda de árvores, manutenção e pintura para o início das aulas - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou os serviços de manutenção, pintura e organização para início das aulas nas 17 escolas do Estado que foram municipalizadas.

Cerca de 8.700 alunos serão atendidos nos anos iniciais (1º ao 5º) das escolas, que estão localizadas em todas as regiões da cidade. Ao todo, a rede municipal contará com mais de 46 mil estudantes no Ensino Fundamental e 67 escolas.

As equipes gestoras das unidades escolares assumiram na última quinta-feira (19) já com atendimento na secretaria das escolas.

Equipes da manutenção trabalham nas unidades escolares para poda de árvores, reparos emergenciais e manutenção.

Nas próximas semanas, as escolas também receberão os materiais escolares para entrega aos alunos no início das aulas. São 21 itens, como cadernos, régua, tesoura, apontador, canetas esferográficas, lápis de cor, borracha, lápis grafite e canetinha, entre outros.

Municipalização

A progressiva municipalização das vagas dos anos iniciais do ensino fundamental é uma determinação do Plano Municipal de Educação. O processo começou em 2022 e será implementado de forma gradativa até 2025.

As etapas incluem aprovação de lei e formalização de convênio, adequação gradativa da proposta pedagógica das escolas, implantação das tecnologias educacionais e de processos e rotinas da rede de ensino municipal.

Com o acordo, cerca de 90% dos alunos dos anos iniciais estarão na rede de ensino municipal. Os demais continuarão a estudar em escolas estaduais que ministram também os anos finais (6º ao 9 ano).

A cidade conta com 25 escolas municipalizadas. Outras 8 unidades foram transferidas para a Prefeitura no período de 2001 a 2012.

Escolas municipalizadas

• Escola Felício Savastano (Monte Castelo)
  • Escola Maurício Anisse Cury (Jardim São Dimas)
  • Escola Suely Antunes de Mello (Centro)