Comitiva de Londrina conhece projetos inovadores de São José
Atualizado em 03/02/2023 - 15:10
Comitiva da cidade de Londrina visita Linha Verde-Fotos:Adenir Britto/PMSJC 02/02
Comitiva de Londrina embarca no VLP para conhecer o corredor sustentável da Linha Verde - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

Em visita a São José dos Campos, 22 membros de uma comitiva de Londrina, no Paraná, estiveram na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana, na manhã desta quinta-feira (2), e conheceram projetos como a Linha Verde, os semáforos inteligentes, o terminal de abastecimento dos VLPs (Veículos Leves sobre Pneus) e a Zona Azul Eletrônica. No período da tarde, eles visitaram um PEV (Ponto de Entrega Voluntária) e a Sala do Empreendedor.

O grupo veio com a missão de conhecer projetos relacionados à certificação de São José dos Campos como Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável.

A delegação contou com diretores de autarquias municipais, empresários e representantes de entidades como Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), entre outros.

Segunda cidade mais populosa do Paraná, com cerca de 590 mil habitantes e uma frota de cerca de 400 mil veículos, um dos desafios de Londrina é o de estimular o uso do transporte público para diminuir a circulação de veículos.

Em visita à Prefeitura, o grupo paranaense apontou que estuda a aplicação da eletromobilidade em Londrina, com intuito de melhorar a mobilidade e a sustentabilidade da cidade.

“A região mais antiga de Londrina possui ruas estreitas e grandes áreas de preservação ambiental, sendo cortada por um grande lago. E a cidade passa por um 'boom' imobiliário do outro lado do lago. Nosso desafio é conectar essas duas grandes regiões com o transporte público”, disse o diretor de trânsito de Londrina, major Mario Celso Andrade.

O lago Igapó é formado por um conjunto de quatro lagos e um aterro. O complexo de lagos que corta a cidade é um dos principais cartões postais.

Para o major Mario Celso Andrade, o uso da tecnologia, os VLPs e semáforos inteligentes são ferramentas que podem tornar o transporte público mais atrativo. “A nossa dificuldade em Londrina é que tudo é muito próximo do centro, então ir de carro se tornou mais prático do que usar o transporte público. As ruas são estreitas, então existe uma grande dificuldade em criar estratégias de mobilidade. Mas os ônibus elétricos são extremamente interessantes dentro da proposta da Linha Verde e os semáforos inteligentes, que ajudam a agilizar o fluxo, acredito que seriam ótimos para Londrina”, disse.

A avaliação positiva foi compartilhada por Fabrício Pires Bianchi, Gerente Regional do Sebrae Norte do Paraná.

“As iniciativas do Parque Tecnológico e a coordenação bem feita com o poder público em São José resultam em melhorias diretas para o cidadão. Na mobilidade, impressionante os ônibus elétricos, a eficiência e a conexão de pontos estratégicos da cidade e com maior volume de pessoas, otimizando o tempo de acesso às localidades. Muito positivo para ser replicado em Londrina e outras grandes cidades”.

Smart Cities

A assessora técnica e arquiteta urbanista do Inpul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina), Ana Luiza Muller, disse que a missão encabeçada pelo Sebrae tem como objetivo criar um ‘ecossistema de smart cities’ na cidade.

"Londrina recentemente fez um grande plano de mobilidade e atualmente temos o grande desafio que é sobre a ocupação do transporte público, então fazer algo de preço acessível, com conforto e amigável ao meio ambiente como os VLPs, pode ser um caminho”, disse.

Para o engenheiro ambiental e presidente da Associação Norte Paranaense de Engenheiros Ambientais, Marcos Rodrigues, São José tem sido a principal inspiração no país sobre o conceito de smart city.

“Temos um grupo que foi unido pelo Sebrae, chamado de governança, para tratar do tema smart cities. Então estamos começando a buscar cidades, empresas, ideias e funções. E São José tem sido uma inspiração.”

Para ele, o movimento político e técnico da cidade atende às perspectivas globais de sustentabilidade ao trazer para o âmbito local projetos ambientalmente sustentáveis. “A Linha Verde e o uso da energia verde, com instalação de usina fotovoltaica. A busca pela geração de energia limpa e a descarbonização mostram o espírito inovador da cidade. E é fazendo esse tipo de visita que conhecemos esses projetos inovadores”.

Roteiro

A comitiva visitou ainda o Paço Municipal para conhecer a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, onde conheceram a Sala do Empreendedor, setor responsável pelo atendimento aos interessados em instalar atividades no município e desde 2017 considerada uma das mais rápidas do país.

Para fechar a programação, a comitiva foi até o Eco-PEV (Ponto de Entrega Voluntária), do Jardim Santa Luzia. Os PEVs atendem gratuitamente aos munícipes que precisam descartar pequenas quantidades de entulho de construção (tábuas, tijolos, telhas, fiações, tubulações, pisos e materiais de acabamento), restos de poda de jardim, móveis velhos, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, pilhas, baterias, pneus, lâmpadas fluorescentes e óleo de cozinha usado.

Na quarta-feira (1), primeiro dia de visita, o grupo também visitou as instalações do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), considerado o melhor projeto de segurança e inteligência do país.