Delegação joseense está pronta para a disputa dos Jogos Abertos
Atualizado em 09/10/2022 - 13:09
Jogos Abertos 2022
Encontro preparatório para os Jogos Abertos reuniu a equipe técnica da SEQV e os coordenadores das modalidades no Centro da Juventude - Foto: Divulgação

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Atual tricampeã dos Jogos Abertos do Interior "Horácio Baby Barioni", São José dos Campos está pronta para a maior competição esportiva da América Latina entre as cidades, que acontecerá de 3 a 15 de outubro em São Sebastião.

A competição, que chega a sua 84ª edição, volta a ser disputada depois de dois anos devido à paralisação imposta pela pandemia de covid-19, reunindo cerca de 13 mil atletas de 180 municípios.

São José entra na disputa como uma das favoritas ao quarto troféu seguido da competição, depois do título dos Jogos Regionais – o nono seguido, conquistado neste mês.

Os campeões e vices de cada modalidade dos Regionais garantiram classificação no torneio. Assim, São José disputará a competição com uma delegação de 537 pessoas, entre os quais 463 atletas, distribuídos em 45 equipes, entre masculinas e femininas, de 25 modalidades esportivas.

Nos Regionais São José fechou sua participação com 324 pontos, conquistando 26 troféus de primeiro colocado, oito de segundo colocado e quatro de terceiro. Apenas duas equipes não alcançaram o pódio: futebol masculino e ciclismo masculino, que terminaram em quarto lugar.

Nesta quinta (29) a equipe técnica da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida da Prefeitura reuniu os coordenadores de cada modalidade para passar todas as instruções pertinentes aos jogos, como dia e horário das viagens das equipes, regulamento do alojamento, documentação necessária e informações gerais para os atletas.

As equipes começam a viajar na terça-feira (4) e as primeiras competições, de acordo com o calendário divulgado pelo comitê organizador, estão programadas para quarta (5), com as modalidades de boxe, ciclismo, damas, handebol, karatê, tênis, vôlei de praia e futebol. A abertura oficial do evento será na quinta (6), a partir das 19h, no Complexo Turístico da Rua da Praia.

Na cidade do litoral norte a delegação joseense ficará alojada na Escola Municipal Patrícia Viviani Santana, no bairro Topolândia.

Pentacampeã

Ao longo da história, São José soma cinco títulos dos Jogos Abertos, conquistados nos anos de 1969 (Araraquara), 2014 (Bauru), 2017 (consórcio ABC – Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá e Ribeirão Pires), 2018 (São Carlos) e 2019 (Marília).

Equipes joseenses

25 modalidades (45 equipes, entre masculinas e femininas):

Atletismo (m/f), badminton (f), basquete (m/f), biribol (m), bocha (m), boxe (m/f), ciclismo (f), damas (m/f), futebol (f), futsal (m/f), ginástica artística (m/f), ginástica rítmica (f), handebol (f), judô (m/f), karatê (m/f), kickboxing (m/f), wrestling (m/f), natação (m/f), supino (m/f), taekwondo (m/f), tênis (m/f), tênis de mesa (m/f), voleibol (m/f), vôlei de praia (m/f) e xadrez (m/f).

Delegação

537 pessoas (entre atletas, comissões técnicas e pessoal de apoio)

Mais notícias, fotos, programação e resultados na página da delegação joseense.