Concursos de Primavera levam alegria às Casas do Idoso
Atualizado em 26/09/2022 - 18:49
Concurso de Rei e Rainha da Primavera na Casa do Idoso Centro
Para os candidatos na Casa do Idoso Centro, o mais importante foi a alegria da festa; concurso também foi realizado nesta quinta (22) na unidade Norte - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Eles e elas chegam ao auditório todo produzidos, com roupas de gala, maquiagem em dia, cabelos bem penteados, sorrisos no rosto e muita disposição.

Durante o desfile, demonstram segurança, autoestima, vontade de viver e, principalmente, alegria de estar com os amigos.

Os desfiles e concursos de Rei e Rainha da Primavera, realizados nesta quinta-feira (22) nas Casas do Idoso Centro e Norte, foram marcados por muita animação e glamour.

No dia em que se iniciou a estação das cores, da beleza e da renovação, os idosos deram mais um show de simpatia, de leveza e de alto astral.

As festas foram promovidas pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

Rainha Dalva e rei João agradecem a plateia. Foto: Adenir Britto/PMSJC

Interação e amizade

Na Casa do Idoso Centro, a vencedora tem nome de cantora famosa e já está acostumada com as conquistas.

Dalva de Oliveira Carvalho, que tem 68 anos e mora na Vila Sanches, na região central, sagrou-se bicampeã.

Ela foi a Rainha da Primavera em 2019, a última edição, já que não houve competição em 2020 e 2021 devido à pandemia da covid-19.

"Já estava com saudade desta festa, que é sempre muito legal. Como disse no meu discurso da vitória, o mais importante é a interação. Minha maior alegria é a convivência com os funcionários e com os demais idosos", disse Dalva.

O Rei da Primavera da Casa do Idoso Centro é o aposentado João de Oliveira Costa, que tem 73 anos e mora no Jardim Aquarius, na região oeste.

No total, 13 idosos desfilaram e participaram do concurso, sendo 11 mulheres e 2 homens.

Os vasos de flores presenteados a todos os concorrentes. Foto: Adenir Britto

Felicidade

Na Casa do Idoso Centro, todos os participantes receberam vasos de flores como lembrança. Na unidade Norte, todos foram contemplados com certificados.

Mesmo quem não venceu saiu satisfeito. É o caso da aposentada Joana da Silva, de 70 anos, que frequenta a Casa do Idoso Centro há 15 anos, desde a inauguração da unidade.

"Não fui coroada Rainha da Primavera, mas continuo feliz do mesmo jeito. Desfilar e participar do concurso é sempre uma imensa alegria".

Desfile e concurso foram marcados pela alegria e alto astral. Foto: Adenir Britto

Mais festa

Os desfiles e concursos de Primavera terão prosseguimento, prometendo mais festa e alegria.

Na Casa do Idoso Sul, será a partir das 10h do próximo dia 30 de setembro. Já na Casa do Idoso Leste, será a partir das 9h do próximo dia 6 de outubro.

Dança foi uma das atrações da festa na Casa do Idoso Centro. Foto: Adenir Britto

Diversão e saúde

São José possui quatro Casas do Idoso espalhadas por toda a cidade e que são referência no Estado de São Paulo.

São espaços de uso coletivo destinados ao desenvolvimento de atividades socioculturais e educativas, propiciando aos idosos a oportunidade de ter uma vida comunitária.

São pelo menos 40 atividades, além de atrações especiais como os bailes nas noites de sexta, das 18h às 21h, e os saraus culturais nas tardes de sábado, das 15h às 17h.

Por mês, as Casas do Idoso Centro, Sul, Leste e Norte recebem, juntas, cerca de 6.000 pessoas.

Acesse o site da Prefeitura para saber mais sobre as Casas do Idoso e conferir a versão digital dos jornais mensais com programação, novidades e reportagens sobre as atividades do dia a dia.