Ação educativa orienta idosos sobre travessia segura
22/09/2022 17:31
Palestra na casa do idoso - Ação faz parte da Programação da Semana Nacional de Trânsito de São José. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 22-09-2022
O agente da mobilidade Junio Oliveira dos Santos durante ação interativa sobre travessia segura com idosos da Casa do Idoso Sul - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

Um bate-papo descontraído e interativo sobre segurança viária, com destaque para travessia segura, animou um grupo de 120 idosos das Casas do Idoso Sul e Leste, nesta quinta-feira (22), em mais uma ação da Semana Nacional do Trânsito realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Os idosos têm uma programação especial nas ações educativas por serem considerados as principais vítimas por atropelamento no trânsito.

Em 2021, foram registrados nove óbitos por atropelamento em vias municipais, sete deles envolvendo idosos. No primeiro semestre de 2022, foram registrados 4 óbitos por atropelamento em vias municipais, sendo dois deles idosos.

Em busca de reduzir esses indicadores, foram programadas uma série de ações educativas de orientação para o público idoso. 

E no dia Mundial sem carro, a equipe do EducaMob demonstrou a forma mais segura de travessia na faixa de pedestre e deu dicas de segurança, como a campanha Sinal de Gentileza, com pedido de parada e contato visual. 

Durante a roda de conversa, também foram relatadas situações do dia-a-dia do trânsito da cidade, dos meios de transporte público e individual.

A pensionista Maria do Rosário Sousa Ramos, 66 anos, moradora do bairro Jardim Satélite aprovou a atividade e disse que esse assunto é muito importante, pois faz parte de seu dia a dia. 

Como sua residência fica ao lado da Casa do Idoso Sul, ela prefere ir a pé e explicou os cuidados que toma. “Para atravessar, eu espero o carro parar e o motorista fazer contato visual, só assim eu sigo em frente”.

Além disso, Maria do Rosário é motorista e comentou que é seu dever respeitar os pedestres porque também gostaria de ser respeitada. 

O bombeiro militar aposentado, José Naziam do Nascimento, 69 anos, morador do Campo dos Alemães, contou algumas ocorrências que ele já atendeu. 

“Eu utilizo o transporte público e como fui bombeiro já atendi várias ocorrências de pessoas que saem do ônibus e querem atravessar entre eles, isso é muito perigoso e devemos tomar muito cuidado.”

Ele destacou ainda que já presenciou pedestres distraídos utilizando o celular e que, ao atravessar a via, se envolveram em acidente. 

Ao final, os idosos se divertiram ao som de música rítmica e com o uso da ‘mãozona’, um dos símbolos da Campanha Sinal de Gentileza, que foi distribuída pela equipe do EducaMob.

Ações

A programação da Semana Nacional do Trânsito inclui outras ações de conscientização envolvendo idosos. No sábado (24), serão realizadas duas ações especiais, das 13h30 às 16h, no estacionamento do Shopping Jardim Oriente. 

A Campanha ‘Essa vaga não é sua nem por um minuto’ tem como objetivo conscientizar sobre o uso correto de vagas de idosos e PCDs. No local, serão distribuídos folders com dicas e orientações para idosos que ainda não possuem sua credencial de estacionamento prioritário. 

Outra ação programada no Shopping Jardim Oriente será realizada na praça de alimentação, das 19h às 20h30, sobre o uso da bebida e direção por meio de abordagem educativa, ressaltando a importância de beber e não dirigir, incentivando a utilização de aplicativo ou o motorista da rodada. 

Ao todo serão realizadas mais de 30 ações com palestras, teatros musicados, blitz educativas com motoristas e motociclistas, atividades com pedestres e homenagens aos agentes da mobilidade.

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro e tem como objetivo promover ações de conscientização e educativas para motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres e passageiros, a fim de promover um trânsito mais seguro.

 





MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×