Palestra estimula respeito e valorização das pessoas idosas
19/09/2022 14:41
Palestra sobre atualização do Estatuto da Pessoa Idosa
Palestra teve como objetivo mostrar que há diversidade no envelhecimento e que todas as formas têm que ser valorizadas e respeitadas - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

"Aprendi muito e me senti mais segura e valorizada." Esta foi a reação da aposentada Elisabete Santos, de 72 anos, após palestra promovida pela Prefeitura de São José dos Campos, nesta segunda-feira (19), sobre as mudanças no Estatuto da Pessoa Idosa.

O bate-papo, comandado pela advogada Pérola Melissa Vianna Braga, especialista em Direitos da Pessoa Idosa, foi realizado na Casa do Idoso Centro pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, por meio da Assessoria de Políticas e Direitos dos Idosos.

O público alvo foram os frequentadores da unidade e os funcionários dos diversos setores da Prefeitura que cuidam das pessoas idosas.

"Gostei de tudo da palestra. Foi muito produtiva e recebemos muitas informações importantes para que possamos ser, cada vez mais, respeitados e valorizados", disse a aposentada Benedicta de Souza Salgado, que tem 79 anos e mora no bairro Urbanova, na região oeste.

Respeito e inclusão

Foi sancionado no último dia 22 de julho o projeto de lei que alterou o Estatuto do Idoso, que é de 2003.

O objetivo foi substituir, em toda a lei, as expressões “idoso” e “idosos” pelas expressões “pessoa idosa” e “pessoas idosas”, respectivamente. A lei alterou o nome do Estatuto do Idoso para Estatuto da Pessoa Idosa.

"Foi uma mudança muito importante, que garantiu respeito à diversidade do envelhecimento. É uma nova forma de tratamento adequada e inclusiva", afirmou Pérola.

"Palestras como esta contribuem para eliminação do preconceito contra as pessoas idosas", completou a advogada.

Durante a palestra, ela apresentou expressões que são usadas em relação às pessoas idosas e que devem ser evitadas, como "você ainda trabalha?", "você ainda namora?" e "sua fila é ali", além do "vô" e "vó" utilizados para todas as pessoas com mais de 60 anos, mesmo as que não são nossos avôs e avós.

Referência

São José tem quatro Casas do Idoso espalhadas por toda a cidade e que são referência no Estado de São Paulo. São elas a Centro, Sul, Leste e Norte.

São espaços de uso coletivo destinados ao desenvolvimento de atividades socioculturais e educativas, propiciando aos idosos a oportunidade de ter uma vida comunitária.

São pelo menos 40 atividades, além de atrações especial como os bailes nas noites de sexta e os saraus culturais nas tardes de sábado.

Por mês, as Casas do Idoso Centro, Sul, Leste e Norte recebem, juntas, cerca de 6.000 pessoas.

Acesse o site da Prefeitura para saber mais sobre as Casas do Idoso e conferir a versão digital dos jornais mensais com programação, novidades e reportagens sobre as atividades do dia a dia.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×