Oficinas de música agitam Centro de Referência Afro-Brasileira
Atualizado em 23/11/2022 - 21:02
Oficina de samba rock no Centro de Referência Afro-Brasileira
Oficina de samba rock tem agitado o Centro de Referência Afro-Brasileira, que também tem aulas de percussão e charme - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Há um mês, os caminhos do professor de dança Carlos Sagat, de 38 anos, e da enfermeira Nilcéa Oliveira, de 59 anos, se cruzaram no Hospital Municipal de São José dos Campos.

Na manhã daquela quarta-feira, 17 de agosto, ele estava internado para cirurgia no tendão de Aquiles (calcanhar) esquerdo, que rompeu quatro dias antes durante jogo de basquete com os amigos.

Ao entrar no quarto para conversar com o paciente sobre os preparativos para a operação, que seria realizada dali a cinco dias, Nilcéa ficou sabendo que Segat dava aulas em oficina de samba rock no Centro de Referência Afro-Brasileira, mantido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

"Não brinca. Sempre tive vontade de aprender a dançar samba rock", reagiu Nilcéa, arrancando um sorriso do professor, mesmo em meio à dor que ele sentia devido à contusão.

Ela não perdeu tempo. Das palavras, partiu para a ação. Naquele mesmo dia à noite, já participava da primeira aula, comandada por Mara Baena, mulher de Segat que o substituiu durante sua recuperação.

Segat (sentado) e seus alunos; ele conquistou adeptos até no hospital. Foto: PMSJC

Amizade

Era o começo da amizade entre o casal e a enfermeira, que se estreita a cada dia durante as aulas noturnas, realizadas todas as quartas e quintas-feiras, das 19h às 20h30.

"O que aconteceu foi muito legal. Brinco que até no hospital consegui aluno. A dança nos propicia tudo de bom, como novas amizades e melhoria da saúde física e mental. É uma terapia completa", disse Segat.

"Estou amando as aulas de samba rock. Além de realizar um sonho antigo, conquistei novos amigos", afirmou Nilcéia.

Nilcéa (de frente): enfermeira realizou sonho antigo. Foto: PMSJC

Novos sons

As noites do Centro de Referência Afro-Brasileira estão cada dia mais animadas.

Sempre das 19h às 20h30, também estão sendo realizadas oficinas de charme às segundas-feiras e de percussão, às terças-feiras. No total, já são 91 alunos --60 de samba-rock (30 casais), 19 de percussão e 12 de charme.

Quem quiser relembrar os passinhos dos anos 80, ainda há 10 vagas abertas para a oficina de charme.

Para se informar e se inscrever, basta ligar no telefone 3909-2626 do Centro de Referência Afro-Brasileira, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

As oficinas são gratuitas.

Cardoso (de azul): ele frequenta as aulas das três oficinas. Foto: PMSJC

Animação total

Estressado com o confinamento forçado pela covid-19, o aposentado Antônio Carlos Cardoso, que tem 67 anos e mora em Santana, na região norte, não se acanhou.

Ele se inscreveu nas três oficinas, mantendo quase todas suas noites cheias. Haja pique.

"Sempre gostei de dançar. Com a pandemia, ficamos muito sedentários. Quando fiquei sabendo das oficinas, me inscrevi logo nas três", disse Cardoso.

"É uma terapia para o corpo e para a alma. Tenho me sentido muito bem. A Prefeitura está de parabéns pelo Centro de Referência Afro-Brasileira e por estas oficinas", completou.

No total, as três oficinas já têm 81 alunos. Foto: PMSJC

Agitação garantida

O casal Segat e Mara e a enfermeira Nilcéa conquistaram novos amigos. Cardoso, animação e exercício físico no tão aguardado pós-pandemia.

As oficinas noturnas deram mais vida ao Centro de Referência Afro-Brasileira. O espaço, inaugurado em novembro do ano passado e localizado na sede da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, ganhou novas cores e novos sons.

Está bombando e fervilhando. É uma música e uma dança aqui, uma batida de tambor ali, um passinho de charme acolá.

Até 30 de novembro, quando se encerrarão as três oficinas, a agitação está garantida.

As aulas têm propiciado alegra, saúde e bem-estar. Foto: PMSJC

As oficinas

Local: Centro de Referência Afro-Brasileira, localizado na sede da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão (rua Henrique Dias, 363, no bairro Monte Castelo, na região central)

Horário: Sempre das 19h às 20h30