Casas do Idoso têm palestras sobre Setembro Amarelo
Atualizado em 16/09/2022 - 15:44
Rodas de Conversas na Casa do Idoso Norte
Roda de conversa sobre campanha do Setembro Amarelo na Casa do Idoso Norte na semana passada; nesta sexta, começam palestras sobre o tema nas quatro unidades - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Em mais uma ação da campanha do Setembro Amarelo de valorização da vida e prevenção ao suicídio, a Prefeitura de São José dos Campos realiza nesta sexta-feira (16), das 9h30 às 10h30, a palestra "As Emoções e Seus Reflexos na Saúde".

O bate-papo na Casa do Idoso Sul (Avenida Andrômeda, 2.601, Bosque dos Eucaliptos) será promovido pela Assessoria de Políticas e Direitos dos Idosos, vinculada à Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

A palestra, com interação no final com os idosos, será ministrada pelo psicanalista, fisioterapeuta e acupunturista Arnaldo Rodrigues Júnior, especialista em Medicina Chinesa, saúde, bem-estar, Pilates e Treinamento Funcional.

Será a primeira de uma série de palestras nas quatro Casas do Idoso sobre o tema neste mês e em outubro (veja programação completa na arte abaixo).

As unidades também já realizaram neste mês rodas de conversa sobre o Setembro Amarelo, sempre com o objetivo de trabalhar a saúde emocional e o bem-estar dos frequentadores.

As palestras sobre saúde emocional nas Casas do Idoso. Arte: PMSJC

Valorização da vida

Instituído pela Organização Mundial de Saúde em 2003, o Setembro Amarelo propõe uma sensibilização sobre a valorização da vida e a prevenção ao suicídio.

O mote da campanha deste ano é "A Vida é a Melhor Escolha".

No Brasil, a iniciativa conta com a participação de instituições públicas, iniciativa privada e organizações da sociedade civil em prol do tema.

Ajuda

A campanha do Setembro Amarelo é realizada mundialmente e inclui uma ampla rede de apoio.

Na rede pública de saúde de São José dos Campos, o primeiro passo para buscar ajuda é procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa.

Ao todo, são 40 UBSs Resolve que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em todas as regiões da cidade.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×