Nos bastidores, equipe de apoio garante respaldo aos atletas
Atualizado em 11/10/2022 - 10:25
Estrutura do alojamento
Atletas se alimentando no alojamento joseense nos Jogos Abertos: são oferecidas 5 refeições diárias - Foto: Rogério Marques/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Uma equipe de apoio robusta de profissionais dá o suporte necessário para que os atletas que representam São José dos Campos nos Jogos Abertos do Interior deem o melhor de si nas diversas praças esportivas de São Sebastião.

O trabalho, sob a responsabilidade da equipe técnica da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida da Prefeitura, teve início semanas antes de os primeiros atletas pisarem o pé na escola municipal Patricia Viviani Santana, no bairro Topolândia, onde a delegação com cerca de 500 pessoas está alojada desde a semana passada.

O primeiro passo foi escolher o local adequado que pudesse acomodar a maior delegação dos jogos, entre 180 municípios inscritos. Depois, listar todos os itens necessários para garantir o conforto de todos e começar a preparação do alojamento, com a instalação elétrica e hidráulica dos chuveiros.

No fim de semana anterior aos jogos, cinco caminhões transportaram os equipamentos que estavam armazenados no almoxarifado da secretaria para a montagem do espaço, como camas, colchões, cozinha completa, mesas e cadeiras, lavanderia, freezer para acondicionar os alimentos, entre outros.

Antes da saída das primeiras equipes rumo a São Sebastião, todo o contingente de apoio já estava a postos para receber os atletas e suas comissões técnicas.

Dessa equipe fazem parte profissionais cedidos por outras secretarias da Prefeitura, como as duas cozinheiras, ou contratados exclusivamente durante o período dos jogos, como nutricionista (responsável pelo cardápio diário), duas fisioterapeutas, 12 auxiliares de cozinha, oito auxiliares de serviços gerais, um auxiliar de limpeza, duas enfermeiras, oito vigilantes, oito montadores e três motoristas.

Alimentação

Para Luiz Fábio Miranda de Carvalho, assistente da chefia da delegação joseense, o trabalho exigiu semanas de preparação para que tudo transcorresse sem percalços e os atletas pudessem se concentrar unicamente nas competições.

Segundo ele, uma das principais preocupações é garantir que os atletas estejam bem alimentados. “Nossa cozinha não para. Oferecemos a eles quatro refeições por dia, com café da manhã, almoço, jantar e ceia da noite. Um cardápio equilibrado e variado que atende a todos os gostos”, conta.

As compras, sobretudo dos alimentos perecíveis, são feitas diariamente. Frutas, verduras, legumes e carnes de diferentes variedades fazem parte do cardápio. Os pães são entregues ainda de madrugada. “Em média, são 300 pessoas se alimentando por refeição. No auge do número de atletas na delegação, chegamos a servir 400 refeições por período”, diz.

Além do cuidado com a alimentação, a equipe técnica também concentra suas atenções na logística do alojamento. Os boletins oficiais, por exemplo, são emitidos pelo comitê organizador tarde da noite, às vezes até na madrugada, dependendo do horário de término das partidas.

“Com o boletim em mãos começa a programação logística do dia seguinte. É quando vamos organizar junto às comissões técnicas os horários de saída dos ônibus que irão transportar os atletas para as praças esportivas”, diz o chefe da delegação, Claudemir Cabral.

“Tem noite que dormimos muito pouco, 3 ou 4 horas de sono, mas já estamos acostumados. Jogos Abertos e Regionais são assim mesmo”, acrescenta.

Conforme os jogos vão avançando, as equipes começam a voltar para casa, com ou sem troféus e medalhas. Mas a equipe de apoio prosseguirá no Litoral Norte por mais um tempo, acompanhando de perto a desmontagem do alojamento e verificando que a escola será entregue nas mesmas condições encontradas.

É um trabalho que requer dedicação e, acima de tudo, amor pelo esporte!

Notícias, fotos, programação e resultados na página da delegação joseense.