Família participa da montagem do presépio do Museu do Folclore
28/11/2022 11:15
MONTAGEM PRESÉPIO 1
Bernadete (à direita, de pé), com filhos e netos que ajudaram na montagem do presépio, neste ano - Foto: Divulgação

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A montagem do presépio do Museu do Folclore de São José dos Campos, no Parque da Cidade, contou com a colaboração de muitas mãos. Convidada para realizar o trabalho, a mineira Maria Bernadete Caetano Souza, 74 anos, não pensou duas vezes e levou filhos e netos para ajudá-la. Assim como faz quando monta o presépio da sua casa.

Carlos Eduardo Caetano, um dos filhos que ajudou na montagem, declarou na sua rede social: “Admirar, fomentar e divulgar a cultura popular é um dos meus propósitos como escritor e agente cultural. Este evento é muito especial, pois trata-se da montagem do presépio, realizada pela nossa família sob a orientação da mamãe”.

Lembrando do dia da montagem, Carlos Eduardo acrescentou que foi emocionante ver o trabalho da sua mãe valorizado na cidade. “Deus nos abençoou com uma manhã ensolarada e foi muito legal ver o engajamento e entrosamento dos primos. São momentos como este que alimentam nosso espírito e impulsionam nossa caminhada”.

Bernadete herdou da sua avó a tradição de montar presépios. Aos 12 anos, passou a frequentar mais a casa dela e a criar suas primeiras memórias sobre essa manifestação. “Lembro que minha avó pedia para eu ir à beira do rio pegar pedrinhas para colocar no presépio”, diz ela.

Abertura

O presépio será aberto dia 4 de dezembro (domingo), às 14h, e marcará o início do ciclo de Natal no Museu do Folclore. Quatro Folias de Reis estarão presentes: Cia de Reis Esplendor do Oriente, Cia dos Três Reis Estrela do Oriente, Folia de Reis Bom Jesus do Buquirinha e Folia de Reis São Vicente de Paula.

No mesmo dia, o Museu do Folclore completará 25 anos de instalação no Parque da Cidade. A data é celebrada como sendo o de criação do museu, uma vez que antes disso ele só teve sedes provisórias, como na antiga Igreja de São Benedito, no centro da cidade.

Mais informações sobre a história do museu podem ser encontradas no 26º volume da Coleção Cadernos de Folclore, publicado em 2020, com o título ‘O Museu do Folclore de São José dos Campos – Uma breve história’.  

Gestão

O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, instalado no Parque da Cidade desde 1997. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.musedofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×