Parque Senhorinha está no rol das 10 soluções baseadas na natureza
Atualizado em 24/11/2022 - 08:26
Senhorinha
Projeto prevê a dotação de infraestrutura de suporte às necessidades básicas e recreativas e o fortalecimento da economia local - Foto: PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

O Parque Fluvial Senhorinha, da Prefeitura de São José dos Campos, foi selecionado pelo WRI (World Resources Institute) entre os 10 projetos para o programa de capacitação e mentoria do primeiro Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza em Cidades.

Todos eles receberão consultoria especializada para o respectivo desenvolvimento, considerando a viabilidade técnico-operacional, financeira e redução de riscos. Também será oferecido suporte institucional para capacitação de equipe para que o projeto incorpore as melhores práticas em soluções baseadas na natureza (SBN).

São inovações desenvolvidas para resolver desafios urbanos, como perda de biodiversidade, degradação de áreas ambientais e poluição. Inspiradas em processos naturais, as soluções multifuncionais propostas contribuem para a regeneração de sistemas e oferecem um espaço de aproximação com a natureza.

Com o objetivo de ampliar o acesso de populações vulneráveis a serviços de infaestrutura e atividades de lazer, o projeto joseense visa promover ações de recuperação do curso d’água e drenagem sustentável para melhorar a resiliência a ondas de calor e de inundações. Estruturado ao longo da recomposição do Córrego do Senhorinha, na região sul, o parque linear é conectado por corredores verdes a equipamentos públicos.

Essa região recebeu grandes conjuntos de habitação de interesse social desde os anos 80. Atualmente existe uma demanda constante por serviços de educação, saúde e lazer. O projeto prevê a dotação de infraestrutura de suporte às necessidades básicas e recreativas e o fortalecimento da economia local. Também são previstas rota verdes para ciclistas e pedestres, hortas comunitárias, entre outras soluções baseadas na natureza.

Além de participar do acelerador, o parque será objeto de estudo hidráulico-hidrológico como parte do Plano de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais, o qual terá como objetivo o desenvolvimento sustentável. Nessa etapa, a segunda, os trabalhos serão desenvolvidos pela Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica da Poli-USP.