Segurança no Trânsito inspira ações educativas na Fundhas
16/11/2022 18:08
Alunos da Fundhas do Alto da Ponte recebem orientação sobre o trânsito
Atenção ao atravessar a faixa de pedestre, uma das lições ensinadas pelo EducaMob aos alunos da Fundhas - Foto: PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

Com foco na promoção da segurança no trânsito, cerca de 3.000 estudantes de dez unidades da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Sousa) participaram de diversas ações educativas com a equipe do EducaMob, da Prefeitura de São José dos Campos.

As ações tiveram início em outubro e envolveram crianças e jovens de 7 a 14 anos nos períodos da manhã e tarde. Ao todo foram realizados 20 encontros.

Nesta quarta-feira (16), as ações foram realizadas com um grupo de 200 crianças que participaram do encontro promovido na unidade da Fundhas do Alto da Ponte, na zona norte

Durante a ação, os agentes dão dicas sobre segurança viária e travessia segura, desenvolvem atividades recreativas e simulações para o envolvimento dos estudantes. Foi realizada também uma simulação de direção, com o uso de patinete, para alertar sobre o perigo de usar celular ao volante. Os estudantes participaram ainda de um circuito com os olhos vendados para perceber a diferença. 

A aluna Ana Clara da Silva Avelar Fundão, 9 anos, moradora da Vila Rossi, participou da dinâmica do patinete e falou sobre a importância de evitar acidentes. Ela afirmou ter aprendido com o agente da mobilidade formas de não correr esse risco. “Devemos respeitar os sinais de trânsito, evitar se distrair e tomar cuidado ao atravessar a faixa de pedestres.”

O aluno Miguel Sales Costa Ribeiro, 9 anos, morador de Santana, também participou da atividade recreativa e simulou ser um motorista infrator. “Durante a brincadeira eu estava usando o celular enquanto dirigia e atingi a minha colega Ana Clara”. 

Após as simulações educativas, os estudantes receberam um talão de multas e foram nomeados agentes mirins da mobilidade.

Ana Clara ficou super feliz com sua nova função. “Agora que eu sou agente mirim, me sinto bem em poder contribuir com um trânsito mais seguro”. O estudante Miguel também disse que está animado para começar a multar os infratores. “Com esse talão de multas eu vou multar todo mundo que estiver errado e vou pedir algo em troca”. 

O professor de Educação Ambiental, Antonio Fernando, destacou a importância de sensibilizar as crianças desde cedo sobre os riscos do trânsito e disse que ficou surpreso com a participação dos alunos. “Os estudantes estão tendo uma boa participação nas atividades e é ótimo que nessa idade eles já saibam das necessidades de se manter um trânsito seguro."


GALERIA DE FOTOS

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×