MAB e Museu do Esporte são atrações do City Tour
16/11/2022 15:12
Visita a Museus
Memorial Aeroespacial Brasileiro será uma das atrações do City Tour deste sábado - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

O programa City Tour da Prefeitura de São José dos Campos do próximo sábado (19) terá como atrações visitas guiadas a dois museus da cidade.

Turistas e moradores terão a oportunidade de conhecer o MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro) e o Museu do Esporte.

Os passeios são gratuitos e as inscrições podem ser feitas até 12h de sexta-feira (18) pela Central 156, no Quiosque do Turismo, localizado na Orla do Banhado, ou pelo e-mail turismo@sjc.sp.gov.br.

Os deslocamentos serão feitos por meio de um ônibus especial destinado ao programa City Tour, coordenado pelo Departamento de Turismo da Prefeitura de São José.

A visita terá início às 9h com encerramento previsto para 13h.

Atrações

Na véspera do início da Copa do Mundo do Catar, o City programou uma visita ao Museu do Esporte, localizado no Estádio Martins Pereira.

O local possui um extenso acervo esportivo das principais conquistas da cidade e de seus atletas em várias modalidades.

Construído em 2004, o MAB mantém viva a memória das conquistas do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). O acervo está distribuído nos ambientes Ensino, Aeronáutica, Defesa, Espacial e Pesquisas Associadas.

O ambiente Aeronáutica expõe as primeiras e as principais pesquisas do DCTA, incluindo motores, motor a álcool (veículo Dodge) e maquetes de ensaio em túnel de vento. O destaque fica para o foguete VLS-1 (Veículo Lançador de Satélite), desenvolvido pelo DCTA.