São José terá ação conjunta no combate à dengue neste sábado
16/05/2022 18:04
Avaliação de densidade larvária na região leste. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 02-07-2021
A Prefeitura mantém diversas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realiza neste sábado (21), das 8h às 14h, o Dia D Contra a Dengue, um grande mutirão em parceria com outras instituições para conscientizar a população sobre a importância do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. O município está em estado de alerta e, por isso, a administração tem intensificado as ações para conter a doença.

Nesta ação, o foco será a região sudeste da cidade que tem concentrado um grande número de casos (veja os bairros abaixo). A base de apoio e saída das equipes para os bairros será em uma praça que fica próxima ao Mini Shopping Castelli, que fica na na avenida João Rodolfo Castelli, 1.661, no Putim.

Já na quinta-feira (19) e na sexta-feira (20), os ACE’s (Agentes de Combate às Endemias) devem visitar cerca de 23 mil imóveis da região para identificar possíveis criadouros do mosquito e os moradores possam colocar esses objetos na frente de suas residências no sábado, quando os caminhões da Operação Casa Limpa irão auxiliar no recolhimento.

Os inservíveis que podem servir de criadouros são: latas, potes, garrafas, lona, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis ou qualquer outro recipiente que acumule água. Terra, entulho de construção, tábua, madeira, móveis velhos, roupas, lixo orgânico, folhas e restos de podas não serão recolhidos.

Além da Secretaria de Saúde, a ação terá o apoio da Secretaria de Manutenção da Cidade, ACS’s (Agentes Comunitários de Saúde), Escoteiros, Cruz Vermelha, entre outros.

Avaliação de Densidade Larvária

A Prefeitura concluiu a segunda ADL (Avaliação de Densidade Larvária) de 2022, com o registro de 1,40 no IB (Índice Breteau). Ou seja, de acordo com o índice larvário, a cada 100 imóveis, foram encontrados 14 recipientes com larvas do mosquito Aedes aegypti.

O número é 0,90 superior ao registrado no mesmo período de 2021, quando o índice foi de 0,50 – o índice recomendável é abaixo de 1. Independentemente deste resultado, com base na primeira ADL de 2022, realizada em janeiro, a Prefeitura já havia intensificado as ações de prevenção e controle nas regiões que tiveram o maior aumento no IB.

As ADL’s, que são realizadas quatro vezes no ano, uma a cada trimestre, são importantes para nortear as ações de combate ao Aedes Aegypti, entre elas, as visitas dos ACE’s aos imóveis. Alguns moradores têm recusado a entrada dos agentes nos imóveis, o que dificulta ainda mais o combate à doença.

A população pode ficar tranquila e consultar o registro dos profissionais no site da Prefeitura. Os Agentes de Combate às Endemias são a linha de frente das diversas ações que a Prefeitura executa para o combate ao Aedes aegypti, que além da Dengue, transmite doenças como a chikungunya e zika.

Ações de Prevenção

A Prefeitura, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes), mantém diversas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, em todas as regiões da cidade.

Com os ACE’s, a Prefeitura realiza a visitação aos imóveis com um trabalho de educação e orientação à população sobre os riscos das doenças e como evitar recipientes que podem acumular água. Diante da notificação de casos positivos de dengue, ações de controle de criadouro e nebulização.

A população ainda conta com a Operação Casa Limpa, onde os bairros com os maiores índices larvários são visitados com o objetivo de eliminar objetos que possam servir de criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

A população também pode ajudar a combater a dengue denunciando possíveis criadouros do mosquito pelo telefone 156.

Bairros do Dia D

Altos do Uirá, Chácaras São José, Conjuntos Habitacional Polícia Militar, Conjunto Residencial Nosso Teto, Jardim Souto, Jardim Colorado, Jardim da Granja, Jardim do Lago, Jardim Santa Fé, Jardim Santa Júlia, Jardim Santa Luzia, Jardim Santa Rosa, Jardim Santo Onofre, Jardim São Leopoldo, Jardim Uirá, Parque Martim Cererê, Parque Santa Rita, Parque Santos Dumont, Pernambucano, Pinheirinho dos Palmares, Portal dos Pássaros, Putim, Recanto das Jaboticabeiras, Recanto dos Eucaliptos, Recanto dos Nobres, Residencial Bell Park, Residencial Cambuí, Residencial Flamboyant, Residencial Jatobá, Residencial Juriti, Residencial Santa Rosa, Residencial São Francisco, São Judas Tadeu, Sítio Bom Jesus, Terra Brasilis, Vila Adriana, Vila Iracema, Vila Rica e Vila São Benedito.