Prefeitura entrega iluminação de LED na praça Cônego Manzi
24/06/2022 16:20
Distrito de São Francisco Xavier - Conscientização na Cachoeira Pedro David.
A praça principal do distrito recebeu luminárias LED - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rosi Masiero
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos está terminando o pacote inicial de modernização de iluminação pública ornamental em 20 praças e em três áreas verdes públicas. A previsão de conclusão é para julho.

Nesta semana, foi entregue a instalação de LED na Praça Cônego Antônio Manzi, no distrito de São Francisco Xavier.

O local, que é o principal ponto de encontro de moradores e visitantes do distrito, recebeu com a modernização 58 novas luminárias com lâmpadas LED. O benefício desse sistema de iluminação é a maior intensidade de luz e mais eficientes economicamente.

Ainda estão em fase final de obra de infraestrutura para instalação de iluminação ornamental a Praça Humanismo no Floradas de São José, cujo trabalho começou nesta semana.

Estão em andamento os serviços nos seguintes locais: Praça das Bandeiras, no Bosque dos Eucaliptos, Praça Ulisses Guimarães, no Jardim Aquarius, Praça Mário Cesare Porto, no Jardim Satélite, Parque Caminho Garças, no Putim, Praça Hildete da Silva Boaventura, no Jardim Morumbi.

Modernização

A iluminação ornamental vem sendo utilizada em áreas abertas de lazer ou circulação exclusiva de pedestres e ciclistas, como praças, pistas de caminhada, calçadões, ciclovias, vielas, passeios, academias ao ar livre e áreas verdes. Também pode iluminar viadutos, pontes, túneis, passarelas e monumentos.

O programa de iluminação de LED proporciona a redução da altura dos postes para se obter maior eficiência, além do aumento do número de luminárias nos locais onde isto é necessário.

A iluminação ornamental difere da iluminação pública quanto aos locais, já que é utilizada em parques, praças, viadutos, canteiros centrais de vias etc.

LED na cidade

Em 2021, São José dos Campos concluiu 100% a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por LED. Significa que todas as ruas, avenidas e estradas rurais, passaram a ter uma iluminação eficiente e gerando uma economia média de mais R$ 500 mil ao mês. Com o consumo menor de energia elétrica, a cidade também ganha na preservação dos recursos naturais.