Educação para o trânsito mobiliza mais de 6.300 estudantes
15/06/2022 16:12
Distribuição de livros do Programa Educação para o Trânsito na Emef Prof. Moacyr Benedicto de Souza
Todo mundo com livro novinho em mãos para iniciar as aulas de educação para um trânsito mais seguro - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

Livros didáticos sobre educação para o trânsito chegaram às salas de aula de dez escolas municipais de São José dos Campos para incentivar a formação cidadã em trânsito seguro entre os alunos do 1º ao 9º ano.

O projeto pioneiro no país chega ao segundo ano na cidade com mais de 6.300 crianças e jovens atendidos pelo programa Educa, promovido pela Prefeitura de São José por meio das Secretarias de Mobilidade Urbana e Educação e Cidadania em parceria com o ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária).

O objetivo do programa é investir desde cedo na conscientização de crianças e adolescentes criando uma cultura de respeito no trânsito e na formação de multiplicadores de boas condutas.

Lições que os estudantes da Emefi Moacyr Benedicto de Souza, no Campo dos Alemães, na região sul da cidade, já começam a aprender. Na escola, todos os cerca de 800 alunos, do 1º ao 9º ano, estão envolvidos no projeto.

“Eu pretendo aprender sobre educação no trânsito, saber o objetivo das placas e a forma certa de atravessar a rua”, disse a estudante Anabele Miliano Rodrigues da Silva, 9 anos.

Anabele diz que seus pais sempre a orientaram sobre os cuidados com o trânsito. “Eles me falam para prestar atenção no semáforo e na faixa de pedestres, além de olhar para os dois lados antes de atravessar a rua. Eles também me pedem para usar o cinto de segurança, mas, quando meus pais não colocam, eu também falo: “Pai, coloca o cinto”.

Seu colega de classe, Wesley Rocha de Souza, 9 anos, morador da Vila das Flores também está animado com as novas aulas sobre trânsito. “Eu espero aprender sobre o trânsito, a faixa de pedestres, o semáforo. As vezes, meus pais me lembram de colocar o cinto de segurança, porque eu sempre esqueço”, disse.

“O objetivo desses livros é ensinar as crianças como devemos olhar para o trânsito, sempre com muita segurança e atenção. Acho muito bacana e importante desde cedo trabalhar a conscientização, tanto da parte de sinalização dos carros quanto das responsabilidades do pedestre”, disse a professora Thaisa Cristina Gonçalves Matiazi, 33 anos, que apresentou o livro às crianças.

Segundo a professora GP de Tecnologia, Camila Santanna Vestali Fernandes, a educação para o trânsito se dá em um processo contínuo de construção de conceitos e valores, para o exercício da cidadania.

“É na escola que se conscientiza a criança em relação ao trânsito, criando nela valores como o compartilhamento de espaços de forma segura. Eles serão os futuros motoristas e hoje já são passageiros e usuários de skates e bicicletas e devem aprender a compartilhar bem os espaços”, disse.

Metodologia

Os livros serão trabalhados em dez CEIs (Centro de Educação Integral) no contraturno escolar, dentro do momento de Estudo em Ação. O livro possui nove unidades distribuídas ao longo do ano, com atividades aplicadas semanalmente aos alunos de 1° a 9° ano do ensino fundamental.

Além do material impresso, todos os alunos matriculados nas escolas participantes do projeto têm acesso ao Google Sala de Aula (Classroom), onde estão disponíveis atividades gamificadas produzidas pelo Cite (Centro de Inovação e Tecnologia Educacionais) de acordo com a temática das unidades dos livros.