Party chega à 30ª edição com formação sobre riscos de trânsito
01/07/2022 11:28
Projeto Party de Segurança e Prevenção de Acidentes no DCTA
Jovens militares participam da 30ª edição do Party, que trata da prevenção de acidentes e de traumas relacionados ao uso do álcool na juventude - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

Em sua 30ª edição em São José dos Campos, o programa Party, que trata da prevenção de acidentes e dos traumas relacionados ao uso do álcool na juventude, foi apresentado a um grupo de 343 soldados e recrutas do Grupamento de Defesa e Segurança do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), na quarta-feira (29), no auditório Lacaz Neto no ITA. Foi a primeira edição com a participação de jovens militares.

A ação educativa é realizada desde 2017 por meio da parceria das Secretarias de Mobilidade Urbana e de Saúde e tem como principal objetivo alertar jovens que escolhas corretas no trânsito podem salvar vidas.

Para isso, durante o encontro os jovens militares assistiram vídeos de impacto relacionados a ocorrências de trânsito e relatos de vários profissionais que atuam no atendimento diário das vítimas, como representantes das secretarias de Saúde e de Mobilidade Urbana, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), da Polícia Rodoviária Federal, do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, do Hospital Municipal e do Corpo de Bombeiros.

Durante o encontro, também são apresentados dados estatísticos relacionados às ocorrências de trânsito, principalmente aqueles ligados à negligência, imprudência e imperícia. E alertas sobre o excesso de velocidade, a falta do uso do cinto de segurança e a embriaguez, considerados os principais fatores que levam a morte dos jovens.

O depoimento de vítimas do trânsito também sensibiliza os jovens em razão dos agravos de saúde causados pelas ocorrências.

Aprovação

Os jovens soldados que participaram do encontro aprovaram o Party.

“Foi ótimo. Uma experiência de vida que nos faz refletir que não podemos pensar que somos imortais e também porque podemos trazer traumas psicológicos e preocupações aos familiares", disse o soldado Bruno Mendes da Silva, de 21 anos.

"Decidi que a partir de agora pensarei diferente sobre minhas atitudes e responsabilidades, além de valorizar ainda mais a vida”, completou.

Para o soldado João Paulo Oliveira Prado, 21 anos, a instrução foi positiva e ampliou seus conhecimentos.

“Foi muito boa, fez com que meus olhares fossem ampliados além da minha própria vida e também a ter empatia com os demais motoristas e pedestres. Também me ajudou a perceber os riscos que podem ser causados ao próximo e as consequências físicas e psicológicas que ocorrências de trânsito ocasionam”.

Conscientização que vai levar a mudanças de comportamento. “A partir da instrução, já começo a ver o trânsito com mais calma e responsabilidade. Qualquer equívoco, mesmo que seja pequeno, pode causar uma tragédia irreparável”, afirmou Prado.

Formação

Para a coronel Marcele de Oliveira Coimbra, chefe da Divisão de Apoio ao Efetivo do DCTA, o Party foi fundamental para a formação dos soldados e recrutas.

“Eles têm entre 18 e 23 anos, a faixa etária perfeita para aprimorar os aprendizados sobre educação no trânsito e valorização da vida. Posso dizer que fomos todos muito impactados”, disse a coronel.

Marcele considera o evento de extrema relevância para prevenção de ocorrências de trânsito. “Acredito que vidas serão preservadas pelos conhecimentos adquiridos no curso P.A.R.T.Y”.

Conscientização

Segundo a coordenadora do programa Party, Nelsina Benedita do Carmo, o encontro no DCTA foi importante porque os jovens soldados estão dentro da faixa etária onde as estatísticas apresentam grandes números de ocorrências de trânsito.

“A proposta é capacitar o jovem a fazer escolhas conscientes, promover ações de prevenção ao Trauma e contribuir para a redução do risco de incidência de trauma nessa faixa etária”.

O programa

São José é a primeira cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantigeuira a integrar o Party Brasil, coordenado pela SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado do Traumatizado).

Lançado no município em junho de 2017, o programa já reuniu mais de 1.755 jovens, entre 16 e 23 anos, em suas 30 edições.