Limpeza de bueiros garante uma cidade mais limpa e segura
21/01/2022 12:35
Limpeza de bueiros
Donizete (de chapéu) e colegas da equipe: suor e trabalho - Foto: PMSJC

Rosi Masiero
Secretaria de Manutenção da Cidade

Os olhos claros e profundos de José Donizete Pereira enxergam como ninguém a importância do próprio trabalho, que ele executa há 28 anos. O suor no rosto de quem está trabalhando no sol quente de verão é escondido pelo chapéu de palha usado. “Desde que entrei para o serviço público faço parte da equipe de limpeza de bueiros”, conta animado.

Atualmente locado na Regional Sul 1 da Prefeitura de São José dos Campos, o funcionário diz que ao longo dos anos já encontrou vários tipos de objetos, como alianças, correntes, facões, anéis, pneus de carros e até celulares. “Uma das vezes que mais fiquei impressionado foi quando encontrei 53 garrafas PET dentro de um bueiro.”

Donizete afirma que fazer a limpeza é algo que surpreende pela falta de cuidado com que algumas pessoas têm em relação à cidade. “Um bueiro entupido pode gerar enchente numa via pública em época de chuva. Madeira e utensílios de plásticos, principalmente garrafas PET, são os objetos que mais geram obstrução, pois se amontoam e acabam fechando as entradas das galerias."

Equipe em vistoria pelas ruas

Desentupimento

Contudo, Donizete não faz sozinho o trabalho de limpeza de boca de lobo. Primeiro ele vistoria o local. Se tiver entupido, chama outra parte da equipe para executar o desentupimento. Nesse caso entra em ação outro integrante: Ed Carlos Machado, que está há 13 anos cuidando desse serviço.

Para o serviço de desentupimento, Ed Carlos conta com um caminhão hidrojato. A sujeira sugada das bocas de lobo vai para um basculante e é descartada em local apropriado. Essa equipe atua em 11 bairros de parte da região sul, onde existem cerca de 1.500 bueiros, e é responsável também pela limpeza de grelhas de lombofaixas.

A Prefeitura mantém equipes de limpeza de bocas de lobo em todas as regionais para atender os munícipes. Embora os bueiros sejam monitorados, a população pode ajudar, não jogando lixo nas ruas. Ao detectar algum entupimento, qualquer pessoa pode ligar para a Central 156 ou entrar no aplicativo 156 SJC e avisar.

Caminhões auxiliam no desentupimento