Linha Verde e frota elétrica inovam transporte coletivo em São José
28/12/2022 09:37
Chegada dos VLPs em São José dos Campos. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 07-11-2021
Frota elétrica dos VLPs inovou o transporte público de São José dos Campos em 2022 - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

A inovação no transporte coletivo foi um dos avanços da gestão pública em São José dos Campos em 2022, com a entrada em operação da Linha Verde. O corredor sustentável com VLPs (Veículos Elétricos sobre Pneus) liga a região sul ao centro da cidade e reforça a percepção de São José como a primeira Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável do país.

Livre da emissão de carbono, circulam pela via 12 VLPs, em um percurso de 14,5 km e 13 estações de embarque e desembarque. Com viagens mais confortáveis e até 50% mais rápidas, os veículos elétricos não fazem ruído, possuem capacidade para 168 pessoas e ar-condicionado.

Modernização

Inovação e modernização que continuam em 2023 com o projeto executivo do Anel Viário Leste, segunda etapa da Linha Verde, que vai ligar a região central até o Parque Tecnológico, na zona leste. O projeto executivo já está em licitação e duas empresas apresentaram propostas.

O novo trecho da Linha Verde prevê a construção de um novo corredor com cerca de 11 quilômetros de extensão, sendo 7 deles dentro da área da CETEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista), interligando a Rodoviária Nova ao Parque Tecnológico, passando pela Via Cambuí e pelos corredores Tancredo Neves e Benedito Friggi e interligando bairros como Vila Bandeirantes, Jardim Paulista, Vila São Pedro, Jardim Jussara, Ronda, Vila Tatetuba, Jardim Diamante, Vista Verde, Jardim Rodolfo, Jardim Americano, Jardim Nova Flórida, Jardim Pararangaba, Jardim Santa Inês e Parque Tecnológico.

Novo sistema viário

Em processo de licitação, o projeto executivo tem como objetivo fazer o mapeamento completo do novo sistema viário e identificar as interferências e obras de arte estruturais necessárias, de forma a consolidar o projeto proposto.

Nos estudos são apresentados dados como ensaios de solo, sondagens, mapeamento de interferências, licenças ambientais, simulação e sugestões de encaixe do viário já existente, dimensionamento do tráfego esperado e desvios necessários, além das obras de arte, como pontes e túneis, que precisam de cálculos estruturais.

O projeto executivo também apresenta a tabela orçamentária da obra para a licitação da obra. A previsão é de que o projeto executivo seja concluído até julho de 2023.

Veículos elétricos

Com o suporte de pilares tecnológicos, sustentáveis e transparentes, uma das próximas metas é o projeto de eletrificação da frota do transporte público. São José é uma das primeiras cidades do Brasil a planejar o transporte coletivo com veículos elétricos.

Para isso, fez testes com um modelo elétrico pelas ruas da cidade. O veículo foi disponibilizado pela TEVX Higer em parceria com a Enel X. O grupo disponibilizou o veículo elétrico Azure A12 BR com carregador, sem custos.

Transporte de qualidade

O teste com o modelo elétrico contribuiu para a formatação no novo edital do transporte público.

A nova modelagem do sistema tem como principal característica a separação entre a operação dos serviços e a gestão financeira, com mais qualidade e transparência nos serviços.

Ciclistas e pedestres

A cidade também avançou na ampliação de seu sistema cicloviário, chegando a 158 quilômetros de malha cicloviária, favorecendo novas formas de deslocamento.

Em outra frente de atuação, a Prefeitura tem investido na ampliação do espaço destinado aos pedestres na região central da cidade, com o projeto Urbaniza Centro, na rua 15 de Novembro, um dos principais corredores comerciais de São José, ampliando o calçamento e instalando fiação subterrânea, o que garante mais segurança para os pedestres.

Trânsito seguro

No trânsito, o CSI (Centro de Segurança e Inteligência) monitora o tráfego e o transporte público 24 horas por dia, ajustando os semáforos inteligentes em acordo com o fluxo de veículos e garantindo agilidade no monitoramento viário e no atendimento de ocorrências.

O monitoramento dos principais corredores viários também possibilita serviços como a fiscalização eletrônica do estacionamento rotativo, de todas as linhas do transporte público e das obras da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Educação para mobilidade

O investimento em educação para mobilidade, desde a infância, formando pedestres e motoristas mais conscientes, é outro foco permanente da Prefeitura de São José.

Tudo partindo da premissa do uso de tecnologia e de ferramentas modernas para mudar a vida das pessoas.