Natal Iluminado leva alegria e emoção à praça Afonso Pena
08/12/2022 11:51
Abertura do Natal Iluminado. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 07-12-2022
Casa do Papai Noel recebe primeiras visitas na Praça Afonso Pena - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Lucas Brito
Secretaria de Governança

A magia do Natal tomou conta da cidade na noite desta quarta-feira (7), com o início da programação do Natal Iluminado 2022. Muitas famílias se reuniram para dar início às Caravanas de Natal e para receber o bom velhinho na abertura da Casa do Papai Noel, na praça Afonso Pena. 

Caravanas

O primeiro passeio da tradicional caravana natalina começou no Cefe (Centro de Formação do Educador) e contou com um reforço especial: dois VLPs (Veículos Leves sobre Pneus) 100% elétricos se juntaram à festa. No total, foram cinco veículos especialmente decorados com luzes LED, seguindo de perto o Papai Noel, acenando para a população no caminhão de bombeiro. 

VLPs também participaram da festa

A Elisângela da Silva estava com os três filhos, que não viam a hora de embarcar. “Eles estão muito empolgados, falaram o dia inteiro sobre isso, estão bem animados.” Já Franciele Machado trouxe os dois filhos pela primeira vez: “Eu estou achando apaixonante. É a primeira vez que a gente vem e eles estão encantados.” 

Famílias prontas para embarcar na Caravana

A diversão na Caravana de Natal é garantida para as pessoas que embarcam nos ônibus e também para as que acompanham o trajeto pelas ruas da cidade. Registros com o celular, palmas e, claro, o “Feliz Natal” fazem parte de todo o percurso.

O circuito seguiu até a Praça Afonso Pena, onde todos desembarcaram com o bom velhinho para a abertura da Casa do Papai Noel. 

Dentro dos veículos, muita festa e cantoria

Casa do Papai Noel

Personagem mais aguardado pelas crianças, o Papai Noel chegou ao som da tradicional banda de Santana e performance de artistas do Projeto Arte nas ruas. Após receber a chave simbólica da cidade, o bom velhinho se acomodou em sua casa e começou a receber as famílias e crianças para tirar fotos. 

Papai Noel recebe a chave simbólica da cidade

O cenário natalino despertou a atenção de quem passava pelo local. “Eu estou gostando, está muito bonito esse ano. Minha filha gosta bastante dessa época do ano”, disse Vânia Rodrigues de Oliveira, que estava com a filha Alicia, de 7 anos. 

O espírito das festas contagiou as famílias que visitaram a Casa do Papai Noel. A Samantha e o Osmar levaram as duas filhas e se emocionaram com a decoração. “Muito legal voltar a ter essas festas. A decoração iluminada está bem legal para a criançada”, disse Samantha. “O Natal é esperança para gente. Ver a alegria dessas crianças, bem legal”, completou Osmar.

Primeiras famílias visitam a Casa do Papai Noel

O Papai Noel receberá o público de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, e no sábado (17), das 9h às 12h. Os visitantes podem aproveitar também a Vila Gastronômica promovida por entidades sociais, de segunda a sexta, das 15h às 21h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Cinema nos Bairros

Também nesta quarta-feira (7) tiveram início as sessões do Cinema nos Bairros, que irão acontecer em todas as regiões da cidade.  A primeira exibição foi no bairro Pinheirinho dos Palmares, na Emefi Maria Antonieta Ferreira Payar (Avenida Três, s/nº).

A programação segue até 20 de dezembro, com sessões a partir das 19h. Em São Francisco Xavier, a exibição começa às 15h.

Em todas as exibições, será transmitido um filme com tema natalino em painel de LED e haverá distribuição gratuita de pipoca. O evento é aberto ao público e não há necessidade de realizar inscrição prévia, basta comparecer ao local com 15 minutos de antecedência. É recomendável o uso de máscaras. 

O Natal Iluminado é organizado pela Prefeitura, com apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e ACI (Associação Comercial e Industrial).


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Governança

×