Sala do Empreendedor ultrapassa abertura de 15 mil empresas
Atualizado em 07/12/2022 - 18:26
Inauguração do Supermercado Tauste. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 28-10-2022
Um dos empreendimentos instalados em 2022 é a unidade da rede Tauste no Jardim Aquarius - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Os negócios em São José dos Campos vão muito bem. Nesta terça-feira (7), a Prefeitura chegou à marca de 15.040 empresas abertas neste ano, ainda sem contar o mês de dezembro, que naturalmente é periodo bastante aquecido para novas aberturas de empresas.

O número corresponde a 18,3% de crescimento em relação a 2021 inteiro, quando foram registrados 12.705 empreendimentos. Em comparação a 2016, que teve abertura de 5.112 empresas, o aumento é de 194,2%, conforme relatório consolidado dos últimos 7 anos elaborado pela Sala do Empreendedor, que é o setor responsável pelo atendimento aos interessados em instalar atividades no município.

Dos negócios formalmente instalados em 2022 na cidade, 52% são de microempreendedores individuais (MEI) e 48% de outros regimes. Historicamente é o maior percentual atingido pelo perfil das "demais empresas", que geram mais vagas de trabalho.

Todos esses recordes obtidos são uma conquista que se deve à vocação empreendedora joseense e às ações da gestão municipal em favor da atração de investimentos e rapidez na abertura de novas empresas na cidade, que é a única do Brasil considerada inteligente, resiliente e sustentável.

Para atendimento aos empreendedores, a Sala do Empreendedor funciona no 4º andar do Paço Municipal (Rua José de Alencar, 123, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h15 às às 16h30, mediante distribuição de senhas. Mais informações pelo telefone 3947-8478 ou e-mail salaempreendedor@sjc.sp.gov.br.