Linha Verde amplia sua operação até a região central
Atualizado em 03/12/2022 - 10:03
Terminais da Linha Verde no centro
Linha Verde passa a operar até a região central a partir de segunda-feira (5) - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

A partir de segunda-feira (5), a Linha Verde, corredor sustentável exclusivo, por onde circulam os VLPs (Veículos Leves sobre Pneus) 100% elétricos, passa a operar novo destino até a região central, interligando a Estação Sul, no Campo dos Alemães à Estação Maurício Cury, no centro da cidade.

Com isso, a Linha Verde passa a oferecer dois destinos, um até o centro e o outro com viagens até a Estação do Terminal Rodoviário Frederico Ozanam (Rodoviária Nova), na Vila Piratininga, como já vem ocorrendo. A operação da Linha Verde faz parte do Plano de gestão da atual administração.

Com a ampliação do itinerário, a nova rota passa a contar com 13 estações de embarque e desembarque integradas com outras linhas do sistema de transporte público. As duas novas estações estão localizadas na Avenida Nelson D'Ávila e na praça Mauricio Cury, na avenida João Guilhermino. Com a entrega das duas novas estações, São José conclui a primeira fase de operação da Linha Verde.

O horário de atendimento da Linha Verde também foi ampliado e passa a operar das 5h30 até às 23h50. Durante a semana, serão oferecidas 53 partidas da estação Sul até a Estação Mauricio Cury, no centro. Aos sábados serão 44 partidas e aos domingos, 39.

Já com destino até a Rodoviária Nova, serão oferecidas 28 partidas da estação Sul até a Estação Rodoviária. Aos sábados serão 24 partidas e aos domingos, 21.

Itinerário

O novo trajeto até a Estação Maurício Cury tem partida da Estação Sul, seguindo pelas estações Eldorado, Vale do Sol, Jardim Morumbi, Jardim Oriente, Jardim América, Dutra, Vila Sanches, Nelson D´Ávila e Maurício Cury.

A viagem de retorno sairá da estação Maurício Cury, seguindo pelas Estações Jardim Oswaldo Cruz, Jardim Satélite, Jardim América, Jardim Oriente, Jardim Morumbi, Vale do Sol, Eldorado e Estação Sul.

Os VLPs integram o sistema de transporte público da cidade de forma integrada com as demais linhas. Por duas horas é possível fazer a integração com o pagamento de apenas uma tarifa. O embarque na Linha Verde é feito exclusivamente nas estações.

Os carros são operados pelas empresas concessionárias do sistema de transporte público. A Linha Verde está em operação desde 31 de julho.

Cartão

O novo sistema não possui catracas ou cobradores. No VLP, o próprio passageiro valida seu cartão eletrônico nos equipamentos instalados nas portas de entrada do veículo. O pagamento das viagens será feito exclusivamente por meio do cartão eletrônico, o mesmo utilizado nos ônibus do transporte público do município, garantindo a integração do sistema.

Quem ainda não possui o cartão eletrônico, pode solicitar a primeira via na sede do Consórcio 123, que fica rua Rui Barbosa, 15, no centro da cidade. É necessário levar um documento com foto. A primeira via do cartão é gratuita. A compra de créditos pode ser feita na sede do consórcio ou em outros 15 pontos de vendas em diversas regiões da cidade, pelo site do consórcio ou pelo aplicativo Recarga Pay.

Capacidade

Com 22m de comprimento, os VLPs têm capacidade para 168 passageiros, além de espaços para cadeirantes. Os veículos possuem poltronas estofadas com apoio de cabeça e conectividade por meio de entradas USB, além de monitores instalados no teto, rádio e alto falantes.

Os VLPs de São José também possuem um sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos. Ao todo, São José adquiriu doze veículos articulados 100% elétricos.

Confira a tabela horária a partir de segunda-feira (5)