Grupo aprende receitas criativas de alimentos não convencionais
02/12/2022 13:42
Panc e horta
Após a roda de conversa, os participantes conheceram a hora do Parque da Cidade - Foto: PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Colaborou o estagiário Tiago de Paula

Na manhã desta sexta-feira (2), a Prefeitura de São José dos Campos realizou no Parque da Cidade a última roda de conversa do ano sobre plantas alimentícias não convencionais, conhecidas como panc. Após a atividade, na Casa do Café, os participantes conheceram a horta do Centro de Educação Ambiental Municipal.

Desta vez os produtos abordados foram a serralha e pitanga. "É um conhecimento bem bacana que o pessoal traz para a população, e eu acho que é fundamental para muita gente", disse o chefe de cozinha Rafael Tognetti, que esteve pela primeira vez no encontro. Além receber orientações sobre os benefícios nutricionais e a forma de cultivo e consumo, os presentes puderam degustar os alimentos produzidos com a hortaliça e a fruta.

"Boa parte da comunidade não tem esse conhecimento", afirmou Rafael. "Às vezes, elas nascem na calçada, e você acaba pisando ou levando o seu cachorro para fazer as necessidades. E são plantas que podemos utilizar em nossa alimentação."

Ao longo deste ano, as rodas de conversa abordaram as seguintes plantas: cunhã, folha de batata-doce, feijão-guandu, pariparoba, brotos comestíveis de lentilha, girassol e colza, cambuci, sálvia, flores comestíveis (primavera, cosmos, tagete e flor-borboleta, ora-pro-nobis, açafrão-da-terra, pimenta-rosa, baru e dente-de-leão). Promovida toda primeira sexta-feira do mês, a atividade visa incentivar a alimentação saudável, orgânica e sustentável.