Prefeitura promove palestra sobre uso de cigarros eletrônicos
12/08/2022 10:02
Simpósio sobre o tema contra Drogas
Simpósio sobre drogas realizado na Câmara em junho último; palestra nesta segunda é mais uma ação de prevenção e combate às drogas - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos realizará nesta segunda-feira (15), das 14h às 17h, palestra sobre tabagismo e uso de cigarros eletrônicos.

O evento será no Cefe (Centro de Formação do Educador), na avenida Olivo Gomes, 250, em Santana, na região norte da cidade.

A palestra será ministrada pela médica Maristela Schafeulberger Spanghero, doutora em psquiatria pela USP (Universidade de São Paulo).

O objetivo é debater o efeito do cigarro eletrônico no organismo, as estratégias de venda de uma droga cuja comercialização é proibida no Brasil e como ela está chegando à população, principalmente aos jovens e adolescentes.

Ações constantes

A Prefeitura mantém, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, a Assessoria de Políticas Sobre Drogas, com ações, atividades e eventos ao longo de todo o ano.

O Programa sobre Drogas é articulado em parceria com os governos do Estado e federal e com os poderes Legislativo e Judiciário, contando com a participação também das entidades da sociedade civil organizada.

Os objetivos são articular a política sobre drogas no município; assessorar e acompanhar a implantação e execução dos programas referentes à dependência química; organizar as iniciativas para o funcionamento em rede; e oferecer ao cidadão joseense uma ampla cobertura de serviços, desde a prevenção até o tratamento dos dependentes químicos e seus familiares.

As secretarias municipais, dentro de suas áreas de atuação, também desenvolvem ações relacionadas à prevenção e ao combate às drogas.

Conselho atuante

São José possui ainda o Conselho Municipal de Atenção às Drogas, com membros da Prefeitura e de outras instituições.

O conselho é atuante e contribui com as ações desenvolvidas pela Prefeitura.