São José tem ação de recreação e inclusão de crianças autistas
29/04/2022 19:36
Ação de recreação e inclusão para crianças autistas
Ações semelhantes serão realizadas ao longo deste ano em outros Cras espalhados por toda a cidade - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Em mais uma ação de inclusão no mês de sensibilização e conscientização do autismo, a Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta semana uma manhã de recreação para as crianças no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) Eugênio de Melo, na região leste da cidade. As atividades foram promovidas para os moradores dos bairros da região abrangida.

Durante a manhã de recreação, os familiares das crianças puderam fazer atualizações dos dados no CadÚnico (Cadastro Único), receberam informações sobre a Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com TEA) e tiveram acesso ao serviços de apoio social disponibilizados pela Prefeitura.

Ações de inclusão semelhantes serão realizadas nas unidades do Cras de outras regiões nos próximos meses.

Manhã de recreação e inclusão atraiu crianças da região leste

Campanha

A ação desta semana integra a campanha de sensibilização e conscientização sobre o autismo, lançada no dia 2 de abril, cujo tema é "Lugar do autista é em todo lugar. #SOMOSTODOSRESPECTRO".

Ao longo deste ano, serão realizadas ações inclusivas em todas as regiões da cidade, quando serão distribuídos materiais didáticos com explicações sobre o tema, sempre com a hashtag #SOMOSTODOSRESPECTRO.

Nos locais haverá um pin, que percorrerá vários pontos de São José, incluindo shoppings, praças e parques, como um marco da campanha.

O objetivo é que os munícipes sigam o pin onde ele estiver e compartilhem todos os lugares do autismo. O movimento visa estimular os joseenses a compreender e acolher os autistas, garantindo a eles igualdade, respeito e cidadania.

Famílias tiveram acesso ao serviços municipais de apoio social

RIA

A Prefeitura tem intensificado cada vez mais as iniciativas para melhorar a vida dos autistas e dos familiares deles.

Em 2019 foi criada a RIA (Rede de Inclusão ao Autista), com o intuito de identificar, monitorar e incluir cada munícipe com diagnóstico de TEA (transtorno do espectro autista) nos serviços públicos, conforme a necessidade de cada um.

Desde então, o número de autistas inseridos na rede vem crescendo, ampliando o atendimento e proporcionando apoio integral às famílias.

Do total de autistas que integram a RIA, 100% são atendidos e acompanhados pelas unidades básicas de saúde (UBS Resolve).

Nos demais serviços de saúde, eles podem contar, ainda, com atendimento de saúde mental, atividades com fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais nas unidades de reabilitação, assim como o atendimento na Unidade de Especialidades em Saúde.

Outro avanço foi obtido em 2021, com o início da distribuição da Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com TEA). O documento é mais uma ferramenta de inclusão social para facilitar a identificação desses indivíduos.

A carteira pode ser solicitada por meio de um cadastro digital no app Prefbook, disponível no site da Prefeitura ou nas lojas de aplicativos dos celulares. Também é possível obter a versão impressa, que é entregue às famílias nas residências.

Campanha do autismo segue até o final do ano

Autismo

As pessoas com o diagnóstico de TEA em São José são acompanhadas no sistema de serviços públicos de saúde. O objetivo é facilitar a identificação delas em todas as unidades públicas e também nos comércios, entre outros locais.

O transtorno do espectro autista é um distúrbio de desenvolvimento, e o diagnóstico é clínico. Pelo Manual de Transtornos Mentais (DSM-5), o TEA é classificado como leve, moderado e grave.

Entre os sintomas, estão os déficits persistentes em comunicação e interação social, padrões repetitivos e interesses restritos de comportamento e atividades, que limitam a funcionalidade social e emocional.

Por meio do RIA, é realizado em São José um serviço integrado que permite o acompanhamento e monitoramento do paciente para a inclusão social e no mercado de trabalho, ressocialização, promoção de saúde, apoio psicossocial e reabilitação.

O objetivo é proporcionar também apoio integral às famílias por meio de palestras e seminários.