Ações integradas impedem festa e evitam aglomerações
13/09/2021 12:13
Combate às aglomerações - 10 a 12 de setembro de 2021
As ações integradas preventivas contra aglomerações foram reforçadas em todas as regiões de São José - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Com ajuda da população, a Prefeitura de São José dos Campos e as forças de segurança têm intensificado as operações integradas preventivas contra aglomerações todos os finais de semana com o objetivo de garantir mais saúde, sossego e segurança à população e diminuir a propagação da covid-19 no município.

No último final de semana, os agentes do DFPM (Departamento de Fiscalização de Posturas Municipais), guardas civis municipais e policiais militares da Atividade Delegada impediram a realização de uma festa clandestina em chácara da Vila São Bento, na região central. No momento da chegada das equipes, pouco antes do início do evento, cerca de 20 pessoas estavam no local.

O proprietário da chácara foi multado em R$ 7.250 e o organizador do evento, em R$ 3.806.

A população pode ajudar a combater a pandemia denunciando aglomerações e descumprimentos às regras sanitárias pelos telefones 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar), que funcionam 24 horas. As ligações são gratuitas.

O trabalho integrado realizado através do programa São José Unida também conta com o apoio dos agentes da Mobilidade Urbana, da Polícia Civil e das demais forças de segurança.

A Polícia Militar também intensificou os bloqueios nas vias públicas

Interdições

Em outra frente de atuação, foram interditados sete estabelecimentos comerciais por falta de alvará para funcionamento e por aglomeração de pessoas.

São bares e lanchonetes localizados nos bairros Jardim São Vicente e Vila Tesouro (leste), Residencial União (sul), Jardim Alvorada e Jardim Maringá (região central) e Santana (Norte).

Uma adega no Alto da Ponte (norte) e um bar no Jardim Ismênia (leste) foram reinterditados por estarem funcionando após terem sido fechados pelas equipes da Prefeitura e das forças de segurança.

Serão feitos Boletins de Ocorrência na Polícia Civil contra os proprietários para responsabilização penal por descumprimento das interdições.

No total, foram aplicadas 11 multas, no valor total de R$ 73 mil, por irregularidades como falta de documentação para funcionamento e/ou constatação de aglomeração de pessoas, descumprindo as regras sanitárias de combate à covid-19 estabelecidas no Plano São Paulo, do governo do Estado.

Durante as ações fiscais, foram apreendidas bebidas alcoólicas e mobiliários.

Ações integradas

Durante o final de semana, guardas civis municipais e policiais militares orientaram 298 munícipes. Foram vistoriados 135 veículos (carros e motos), com a apreensão de 5 carros e motos.

A Prefeitura e as forças de segurança aplicaram ainda 39 multas por irregularidades de trânsito, como estacionamento irregular e falta de cinto de segurança, e por som alto.