Escolas municipais terão atividades de canto coral online
08/09/2021 16:46
Escolas municipais terão coral online
Atualmente, 25 escolas municipais participam do projeto de Educação Musical; alunos interessados podem se inscrever para atividades online - Foto: Divulgação

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

“Música é arte, música é vida.” É com esse slogan que o projeto Canto Coral, da rede municipal de ensino de São José dos Campos, retoma as atividades musicais. Os alunos das 25 escolas de ensino fundamental participantes podem se inscrever na escola por meio de um formulário digital para as atividades de canto que, neste primeiro momento, serão online.

Nesta quinta-feira (9), acontecerá um Encontro Musical com os professores do Projeto, que marca a retomada das atividades em uma live no Youtube.

Ana Júlia Faria, 14 anos, e Nicolas Henrique Bernardo Ferreira, 13 anos, são alunos da Emef Vera Babo de Oliveira, na região norte. Eles participaram de um vídeo sobre o projeto para convidar os colegas das escolas municipais e estão animados com a oportunidade.

“Para mim, a música é um tipo de arte que gosto e considero importante. Ter este contato pela escola nos ajuda a nos expressarmos melhor e aprendermos mais. Estou animada para começar”, diz Ana Júlia.

“Este projeto contempla a comunidade toda em volta da nossa escola. É uma oportunidade de aproximar a arte das pessoas. Os encontros online facilitam para chegar a mais alunos”, afirma Nicolas.

Para a coordenadora Juliana Oliveira, as atividades são possibilidades de construir novos aprendizados, desenvolver habilidades e despertar o gosto pela música, incluindo as habilidades socioemocionais.

“A música é a linguagem universal da arte! A prática do canto coral nas escolas é uma oportunidade dos alunos vivenciarem a música, conhecerem instrumentos e fortalecerem sentimentos e emoções”, diz.

O projeto Educação Musical - Canto Coral visa ampliar o desenvolvimento cultural dos estudantes por meio da expressão musical para a formação de cidadãos críticos e participativos dentro da comunidade escolar e da sociedade e atualmente atende 25 escolas municipais. Saiba mais aqui