Oficina #aescolataon chega à região sudeste
27/10/2021 19:49
Oficina #escolataon chega à região sudeste
O encontro entre escolas e seus representantes e a equipe técnica da Secretaria de Educação é repleto de troca de experiências e projetos - Foto: Divulgação

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

“Hoje pude participar da reunião, falar sobre minha escola, o que eu mais eu gosto e o que eu quero que tenha na escola. Ouvir as mães e os professores foi muito bom também. Eeu adoro a minha escola, aqui os professores nos apoiam e temos o melhor”, afirmou Lizy Maria Dias de Souza, que tem 10 anos e está no 5º ano da Emef Profª Lucia Pereira Rodrigues. 

A jovem estudante se refere ao projeto #aescolatáon, que propõe o compartilhamento de boas práticas entre equipes gestoras, professores, alunos, familiares e a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania nas escolas de ensino fundamental de São José dos Campos. 

A iniciativa acontece nas escolas desde setembro deste ano. Os encontros valorizam a importância das escolas e dos profissionais da Educação e também discutem melhorias na gestão da rede de ensino, conforme o novo planejamento estratégico, com ações e projetos de 2021 a 2025.

A comunidade escolar do Jardim Santa Fé, na região sudeste, recebeu com música ao vivo, tocada com talento pelo aluno Jonatas da Silva Martins, de 15 anos, e acolhida carinhosa à equipe visitante, formada por cerca de 20 pessoas.

Uma das características da escola municipal, inaugurada em 1993, é a proximidade com a comunidade ao redor e os projetos pedagógicos inovadores, com ferramentas tecnológicas, muita criatividade e presença em diversos campeonatos e olimpíadas estudantis. 

“Eu estou no 9º ano, estudo aqui desde pequeno e já sinto muitas saudades antes de encerrar o ano. É bom demais fazer parte disso tudo, a estrutura da escola e as equipes são excepcionais, com acolhida que faz a diferença. Só tenho a agradecer”, disse Jonatas. 

“Achei a reunião de hoje importante, pois pude conhecer um pouco mais da Secretaria de Educação e penso em ser professor no futuro. A escola para mim me passa acolhida, conforto e parceria”, afirmou o aluno Pedro Oliveira, que tem 9 anos e está do 4º ano. 

Planejamento Estratégico

A primeira visita do projeto #aescolatáon aconteceu em 15 de setembro último na Emef Mercedes Rachid Edwards, no distrito de São Francisco Xavier, na região norte. Em seguida, foi a vez da Emef Luzia Levina Aparecida Borges, no Jardim Cruzeiro do Sul, na região sul, em 6 de outubro. 

Desenvolver, implementar e coordenar a gestão da política pública de educação do município que promova o desenvolvimento do aluno para o exercício pleno da cidadania é a missão da Secretaria de Educação e Cidadania.

Em junho último, a Secretaria apresentou aos diretores de escolas e demais lideranças o novo planejamento estratégico, com Missão, Visão, Valores, ações e projetos de 2021 a 2025. As novas metas foram definidas com diretores e representantes de todos os setores da Secretaria de Educação. 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×