Em tempo real, influenciadores destacam atuação do CSI
Atualizado em 27/10/2021 - 19:57
Reunião no CSI com influenciadores Digitais. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 27-10-2021
O encontro, organizado pela Prefeitura, tem o objetivo de ampliar a interação com a sociedade e aumentar os canais de comunicação sobre segurança pública - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Secretaria de Proteção ao Cidadão

Um grupo de sete influenciadores digitais de São José dos Campos visitou nesta quarta-feira (27) as instalações CSI (Centro de Segurança e Inteligência), no Parque Tecnológico.

O encontro, organizado pela Prefeitura, tem o objetivo de ampliar a interação com a sociedade e aumentar os canais de comunicação sobre segurança pública.

Durante o encontro, foram apresentados dados sobre investimentos, projetos e programas na área da segurança, com destaque para o Programa São José Unida, criado pela Prefeitura em 2017, que integra diversas forças de segurança.

Influenciador há cinco anos, Luís Guilherme Barros, aprovou a visita e destacou o fato de São José ser considerada uma das cidades mais seguras do Brasil. Informação que já está bombando em seu canal no Instagram.

Em tempo real, ele compartilhou as principais informações com seus 86,5 mil seguidores.

A captação de imagens da cidade por meio das cerca de 1.000 câmeras inteligentes também foi destacada pelo influenciador. Ele mostrou ainda imagens da ponte Estaiada, do terminal rodoviário central, além de outras imagens da cidade.

Ele destacou a ferramenta de rastreamento de veículos e brincou: ‘não se pode fazer barbeiragem no trânsito porque as câmeras do CSI pegam tudo’. As câmeras do CSI possuem reconhecimento facial e podem rastrear pessoas, objetos e veículos.

O influenciador destacou ainda o alcance das imagens, que possuem sistema de zoom com alta resolução e detecção de movimento.

“Já amava morar em São José e agora sabendo de todo esse investimento em segurança amo mais ainda toda essa qualidade de vida."

Ele disse ainda ter sido uma experiência muito enriquecedora e gratificante. “Bom ver com os próprios olhos todo esse investimento em segurança e poder compartilhar com os meus seguidores, porque como eu não sabia, muitos também desconhecem que São José é a cidade mais segura do Brasil”, disse.

Quem também usou seus canais de comunicação para compartilhar informações sobre o CSI foi o influenciador Renato Celestrino, que destacou as ações de segurança e inteligência para os seus mais de 16 mil seguidores. Ele falou sobre a integração das forças policiais e as câmeras utilizadas no monitoramento de vias e espaços públicos. Ainda mostrou o mecanismo de busca e detalhes do sistema operacional como o reconhecimento facial e o rastreamento de placas de veículos.

Renato disse ainda que sempre esteve atento às divulgações da prefeitura, mas nunca teve acesso a tantas informações. “Sai com uma sensação ainda maior de segurança. Foi uma visita fantástica e com muita transparência. Gostaria de ser convidado para mais experiências como está”, disse.

Segurança 24 horas

O CSI (Centro de Segurança e Inteligência) substituiu o COI em abril de 2021 e reforçou a integração de órgãos de segurança no monitoramento inteligente da cidade, 24 horas por dia.

Por meio de minicentrais, todos os órgãos de segurança pública também têm acesso às imagens capturadas em tempo real, além de acesso ao armazenamento das gravações por até 60 dias, dando mais agilidade nas investigações criminais.

O monitoramento preventivo das imagens capturadas pelas câmeras, 24 horas por dia, por profissionais da segurança pública, defesa civil, assistência social e mobilidade urbana contribui para melhor prestação do serviço público com mais segurança, agilidade e qualidade de vida para as pessoas.

Avaliação

Segundo pesquisa do Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos), a população aprova a área da segurança pública com avaliação positiva de 74% entre ótima (2,5%), boa (32,4%) e regular (39,1%).

A cidade alcançou 598 pontos, considerado grau médio de satisfação da população, maior que a média das cidades de grande porte do Estado de São Paulo (mais de 400 mil habitantes), que é de 558.